Uma alteração de trânsito há cerca de 10 anos ainda faz com que motoristas desrespeitem a sinalização em Curitiba. As irregularidades são frequentes na Rua Velcy Bolívar Grandó, no bairro Uberaba, e a prefeitura já estuda uma alternativa para evitar futuros problemas.
O trecho é complicado e bastante movimentado em horários de pico. A situação fica ainda mais complica já que motoristas que vêm de São José dos Pinhais pela Avenida Comendador Franco utilizam dois jeitos irregulares para fazer o retorno, o que empaca e aumenta ainda mais o “nó” do trânsito naquele trecho (veja os flagras abaixo).
>> Repeteco? Cegonha volta a empacar trânsito em avenida movimentadíssima de Curitiba

Desde abril de 2014 está bloqueado o retorno que havia no canteiro central da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), perto da curva do tomate, logo após o viaduto próximo a São José dos Pinhais, no sentido Curitiba. O correto é a utilização da rotatória localizada entre a Avenida Salgado Filho e a Rua General Arnaldo dos Santos, distante aproximadamente 600 metros do ponto sinalizado.
Segundo as normas de trânsito, o acesso é feito em frente ao Hotel Bristol. O motorista deve se manter à direita, entrar na Rua Velcy Bolívar Grandó, passar sob o viaduto para ter acesso à Avenida Salgado Filho e à Rua Dr. Bley Zorning e fazer a rotatória para então poder voltar pela Rua Velcy Bolívar Grandó sentido Centro. No entanto, vários motoristas fazem o retorno em frente ao hotel em uma espécie de pátio, sendo que o fluxo sentido São José dos Pinhais é na mesma via, o que pode provocar acidentes graves. Outros ainda fazem a conversão completamente irregular, pegando à esquerda logo após sair da Avenida das Torres. Confira:
“O problema é antigo. Além desse trecho, nota-se a formação de uma imensa fila de carros vindos da BR-277 (sentido Av. das Torres), na Avenida dos Trabalhadores. Tem um problema sério de fluxo nos horários de pico, de manhã e de tarde. Observamos soluções paliativas como o destacamento de uma viatura que fiscaliza o trecho e a instalação de tartarugas maiores para sinalizar o local, porém, sabemos que isso está longe de ser uma medida definitiva”, disse Gabriel Marton, gerente geral Bristol Portal do Iguaçu Hotel. Segundo ele, a demanda por novas soluções para melhorar o fluxo de veículos da região e prevenir acidentes já existe. “Nós, comerciantes e moradores do entorno, precisamos de uma resposta definitiva”, cobrou.

Já quem vem sentido São José dos Pinhais com intenção de ir ao Boqueirão ou Uberaba deve entrar na Rua Augusto Zibarth, que liga à Avenida Salgado Filho e dá acesso á Rua Bley Zorning.
Rotatória seria a solução? E aí prefeitura?
Em nota, a prefeitura de Curitiba informou que irá reforçar a fiscalização no local e que planeja implantar alternativas no tráfego. “A Superintendência de Trânsito (Setran) esclarece que o retorno no local mencionado é proibido, conforme indicado pela sinalização, devido à falta de condições adequadas para realizar a manobra de forma segura. A Setran reforçará a fiscalização nos horários de maior movimento com o objetivo de coibir infrações e garantir o cumprimento das regras de trânsito.
Além disso, a Superintendência informa que há estudos em andamento para a implantação de novas diretrizes de tráfego na região, os quais ainda não foram conclusos”, comunicou a Setran.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
