O celular por um brigadeiro. Essa é a troca proposta, toda sexta-feira na hora do almoço, pelo restaurante japonês Kandoo, em Curitiba. Ao chegar ao local, o cliente é convidado a colocar seu aparelho celular em uma sacola lacrada e passar a refeição longe do telefone. Se conseguir resistir à tentação de olhar as notificações, é presenteado com um brigadeiro da casa. A ação, batizada de “detox eletrônico”, foi idealizada há mais de um ano, após a proprietária do Kandoo perceber que os clientes raramente comiam sem os eletrônicos por perto. “A gente começou a notar que as pessoas chegavam pra almoçar com o amigo inseparável: o celular”, lembra Valéria Vicenti.
Incomodada com a falta de interação entre os clientes, Valéria decidiu desenvolver uma ação que incentivasse o diálogo. “Tinha que fazer uma coisa democrática, para que a pessoa tivesse o desejo de fazer o desafio. Daí pensamos no brigadeiro”, conta.
Para Valéria, os aparelhos celulares não só impedem a interação entre os clientes, mas também prejudicam a experiência gastronômica vivenciada por eles. “Se você colocar a comida em combate com outro item de dispersão, a comida perde, porque a comida é emotiva, sensitiva, experimental. Se você não estiver conectado [com a refeição], você não está comendo, você está engolindo”, reflete.
Resultados da iniciativa
A ideia de deixar a refeição mais doce e pessoal funcionou: segundo a proprietária, 70% dos frequentadores do local aderem à ação. Como consequência do “detox eletrônico”, o tempo de permanência no restaurante aumentou de 8 a 10 minutos. Além disso, o consumo da sobremesa oferecida pela casa como cortesia também cresceu em 40%. “As pessoas estão se dando o direito de chegar à sobremesa, que na correria do dia a dia é uma coisa que elas não fazem”, opina a proprietária.