Covid-19

Remédio contra covid-19 testado em Curitiba é autorizado para uso no Reino Unido

Remédio molnupiravir covid-19
Remédio molnupiravir, contra a covid-19, reduz 50% dos internamentos ou mortes. Curitiba participa dos testes. Foto: Divulgação MSD

O Reino Unido é o primeiro país do mundo a autorizar, de maneira condicional, o uso do medicamento oral molnupiravir, da farmacêutica Merck/MSD, contra a covid-19. O remédio foi testado internacionalmente e o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), em Curitiba, foi um dos sete locais do Brasil e o único do Paraná a realizar a pesquisa, registrando o maior número de voluntários no país.

Segundo a UFPR, que publicou em seu site uma atualização da informação na sexta-feira (5), durante os estudos, o antiviral reduziu pela metade a hospitalização ou morte por covid-19 dos usuários em relação aos pacientes que receberam o placebo.

+ Leia mais: Ministério da Saúde libera terceira dose para quem tomou Coronavac e marcou viagem

A infectologista Mônica Gomes, coordenadora do estudo no CHC-UFPR, explica que o remédio inibe a replicação do vírus, bloqueando a síntese do RNA viral. “O molnupiravir foi indicado para pessoas com até cinco dias de sintomas da Covid-19. Das 8 mortes ocorridas em 29 dias do início da doença, nenhuma foi no grupo de pessoas que usaram a droga, em comparação com aqueles que usaram placebo”, explica.

O medicamento ainda não teve o uso liberado no Brasil e não substitui a vacinação. No Reino Unido o uso foi autorizado para pacientes com Covid-19 leve a moderada e pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento de doença grave.

Leidi chantageia Isis
Mania de Você

Leidi chantageia Isis

Marcelo Gouveia apoia Quinota
Rancho Fundo

Marcelo Gouveia apoia Quinota

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna