As regionais Matriz, Boa Vista e Portão foram as que mais geraram solicitações de serviços no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento da Central 156.
Juntas, elas foram responsáveis por 108.629 pedidos, ou 46,4% do total de 234.072 solicitações feitas por moradores de toda a cidade.
A Matriz, que tem o maior número de bairros sob sua jurisdição (18), registrou o maior número de solicitações (46.225). Em seguida veio Boa Vista, com 37.205. A regional tem o segundo maior número de bairros (13) e é a mais populosa, reunindo 268 mil moradores. A Regional Portão foi responsável por 25.199 solicitações dos moradores.
Em toda a cidade, os serviços mais demandados pela população foram os de coleta vegetal e de entulhos, iluminação pública e trânsito.
No primeiro semestre houve melhoria geral do Índice de Satisfação dos serviços prestados pela prefeitura.
Fala que eu te escuto
O empresário Paulo Ribeiro é um dos usuários que usam o 156 para pedir serviços à prefeitura. Morador do Centro Cívico (Regional Matriz), ele diz que o trabalho melhorou. “O tapa-buraco está sendo atendido em pouco tempo”, exemplifica ele, que também fez pedidos para troca de placas de trânsito.
Já a microempresária e moradora do Jardim das Américas (Regional Cajuru) Eliete Ferraz é uma usuária intensiva da central e também elogia o atendimento que recebe. “Já pedi academia ao ar livre, troca de lâmpada e vaga [de estacionamento] para idoso”, conta ela, que diz ter sido atendida. “O serviço sempre funcionou muito bem.”
Além das solicitações de serviços, muitos moradores acionam a central para obter informações sobre a cidade.
No primeiro semestre deste ano ocorreram 277.894 pedidos de informações. Também para este tipo de atendimento, as regionais Matriz, Boa Vista e Portão foram as mais acionadas, com 52.786, 37.670 e 26.798 atendimentos, respectivamente. Elas representam 42,1% do total.
As informações mais pedidas em toda a cidade referiram-se a itinerário e horário de ônibus, além de paralisação do transporte (a capital teve uma greve em abril).
Normalmente, este atendimento é respondido pelo próprio atendente da Central, já que se trata de informações muitas vezes disponíveis no próprio site da Prefeitura. As solicitações de serviços são encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Serviço
A central 156 atende pelo telefone 156 e pelo site da prefeitura, 24 horas, sete dias por semana.