O vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), assume o governo do Estado a partir deste domingo (5). Esta é a primeira vez neste mandato que Piana fica à frente do comando do Palácio Iguaçu, cargo no qual deverá permanecer até o dia 20 de março, quando o governador Ratinho Junior (PSD) retorna de uma viagem ao exterior.
No sábado (4), Ratinho Junior viajou em comitiva do governo para o Japão e Coreia do Sul. O objetivo de expandir as exportações de proteína suína para os países asiáticos.
+ Leia mais: Curitiba tem 310 pontos de conexão gratuita de internet por wi-fi
Além de Ratinho Junior, embarcaram na viagem o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Planejamento, Guto Silva; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes.
+Viu essa? O barbeiro do Governador! Conheça o Arídio, o homem que cuida do cabelo de Ratinho Jr
Darci Piana
Piana, que assumiu a vice-governadoria em 2019, já ocupou o cargo de governador do Estado em outras oportunidades durante o primeiro mandato do governador Ratinho Junior, com as viagens dele para Estados Unidos, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Nessa semana ele já comanda a apresentação do resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama.
Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, Piana é economista, contador e empresário. Ele presidiu o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, cargo para o qual foi reeleito sucessivas vezes e do qual permanece licenciado.
Também foi presidente do Paraná Clube, do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná, do Conselho do Paranacidade e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. É, ainda, membro da Academia Paraense de Letras.
Comitiva
Esta é a primeira viagem internacional do Governo do Paraná em 2023. Segundo o governo, o objetivo é a expansão das relações comerciais das empresas paranaenses com os mercados do Japão e da Coreia do Sul, em especial para a produção de carne suína do Estado.
A comitiva também deverá fazer apresentações sobre o projeto da Nova Ferroeste a potenciais investidores estrangeiros do setor de transportes.
Entre os representantes do setor produtivo que acompanharão a agenda, estão o superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; e a gerente de Relações Governamentais do Sistema Fiep, Letícia Yumi.
O deputado federal Luiz Nishimori (PSD) e o deputado estadual Marcel Micheletto (PL) também participam dos encontros.