Câmbio Verde

Quer trocar óleo usado por frutas e verduras? Em Curitiba é possível

cambio verde
Foto: Levy Ferreira/SMCS.

Já estão no site da Prefeitura de Curitiba as novas datas e locais dos 103 pontos de troca do Câmbio Verde, programa do município que distribui hortifrutis mediante a entrega de materiais recicláveis e óleos vegetal e animal. O calendário de 2022 pode ser acessado diretamente neste link.

O funcionamento continua o mesmo – cada quatro quilos de lixo reciclável podem ser trocados por um quilo de frutas e verduras. E cada quatro litros de óleo valem um quilo de alimento. As trocas acontecem quinzenalmente – exceto em feriados – de terça a sexta-feira. No calendário, também estão os endereços e os horários de permanência dos caminhões. 

LEIA TAMBÉM:

>> Morre Pandinha, a girafa mais velha do Brasil que vivia no Zoológico de Curitiba

>> Trecho de avenida de Curitiba é bloqueado para obra que promete melhorar transporte coletivo

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, lembra que quanto mais separado e acondicionado o material a ser levado para a troca, melhor. “O ideal é que seja feita uma higienização básica para retirar restos de alimentos das embalagens, por exemplo”, explica.

O material recolhido tem o mesmo destino do que é levado pelos caminhões da coleta seletiva (Lixo Que Não É Lixo), ou seja, os barracões das associações do Ecocidadão, que fazem a separação e a venda do material. 

Qualidade nutricional e desenvolvimento da RMC

Mais do que ajudar a cidade a dar o destino correto aos resíduos, o Câmbio Verde, realizado em parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Alimentar e Nutricional,  ganhou importância durante a pandemia do novo coronavírus com o seu viés de melhorar (e garantir) a qualidade nutricional da alimentação dos curitibanos, por meio da produção de agricultores familiares da Região Metropolitana de Curitiba. 

Por mês, são levadas cerca de 220 toneladas de material aos pontos e atendidas mais de cinco mil pessoas. 

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá
Mania de Você

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó
Rancho Fundo

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna