Meio Ambiente

Quer continuar comendo pinhão pelos próximos anos? Saiba como ajudar Curitiba em projeto especial

Pinhão. Foto: Bruno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo

A Prefeitura de Curitiba convoca a população para participar do projeto Pinhão Curitibano, que pretende arrecadar 50 quilos de pinhão até o dia 1º de julho. Esta quantidade não vai ser para cozinhar, muito menos sapecar o pinhão. A proposta é ajudar o Horto Municipal da Barreirinha na preservação das araucárias.

Como vai funcionar? A partir desta sexta-feira (03), basta juntar as sementes de araucária (os pinhões do chão mesmo, em casa, no condomínio, no trabalho ou em algum bosque nativo) e levar até a administração da regional mais próxima de casa ou do trabalho.

LEIA TAMBÉM:

>> Festas juninas já aninam Curitiba! Confira a programação e saiba onde vai ter arraiá

>> Governo do Paraná promove leilão de veículos com preços a partir de R$ 14 mil

A ideia de convocar a população vai ajudar na coleta de pinhões de muitas árvores e de várias regiões da cidade, contribuindo para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resistência da espécie.

As mudas produzidas serão entregues à população em junho de 2023 pelo projeto 100 Mil Árvores, uma das ações de sustentabilidade da cidade, assim como a Família Folhas, protagonista da campanha que convida a população a mudar os hábitos para preservar o meio ambiente.

Ação necessária

Apaixonado pelas árvores-símbolo do Estado e cujas sementes dão nome para a capital (Curitiba, em tupi-guarani significa muito pinhão), o arquiteto Giovanni Ferrari Bertoldi se diz bastante entusiasmado com a possibilidade de contribuir para o projeto. “A preservação da araucária precisa, mais do que nunca, estar em evidência”, destaca.

Morador do Butiatuvinha, ele tem em casa três araucárias plantadas há 12 anos e que acabaram de começar a dar as primeiras sementes. As mudas vieram do cemitério do Campo Comprido, na Rua Eduardo Sprada. Em casa, ele e o pai, Osni Domingos Bertoldi, cultivam mais de 100 novas mudas, que vieram do Bosque São Cristóvão e que serão doadas aos amigos que têm onde plantar. 

“Coletamos as mudas que encontramos nos bosques e as desenvolvemos em casa, se conseguirmos salvar 20 delas, já valeu a pena”, conta.

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá
Mania de Você

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó
Rancho Fundo

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna