A previsão do tempo para esta quarta não é nada otimista. Segundo o Simepar, “diminui a concentração de nuvens sobre a maioria das regiões. Durante a tarde as temperaturas máximas aproximam-se dos 30°C no Noroeste, próximo à divisão com o Mato Grosso do Sul. Mais um dia de concentrações de baixa umidade do ar no interior do estado”.
Reinaldo Kneib explica que a fumaça e a fuligem das queimadas é transportada ao natural pelo vento. “O vento sopra em geral de Oeste para Leste, dos Andes para o Atlântico. Ele vai inevitavelmente trazer este material das regiões andinas para cá”.
Santiago Gassó, especialista em estudos observacionais de nuvens e suas interações da Nasa postou no Twitter uma imagem que mostra o deslocamento da coluna de fumaça e dos corredores de vento.
Una de las razones de la bruma primaveral en la zona del Rio de la Plata y Centro es el "Rio de Humo"desde la Amazonas: el Low Level Jet sudamericano favorece el transporte de material particulado de las quemas en el norte hacia el sur @NASA_es @meteonacho @SMN_TucumanObs pic.twitter.com/8cBNb5Gfw4
— Santiago Gassó (@SanGasso) August 7, 2019
+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebol, entretenimento, horóscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias. Vem com a gente!
Incêndio na Ilha Grande
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, dos 76 mil hectares que compreendem a reserva, 47 mil foram atingidos pelas chamas, o que representa 62% da área total.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do próprio ICMBio combatem o fogo diuturnamente. A falta de chuvas na região, aliada ao vento forte e clima seco dificultam o trabalho de combate. Novos focos aparecem constantemente. No fim de semana foram registradas rajadas de vento de quase 100 km/h.
Não chove há cerca de 30 dias por ali. Uma equipe de brigadistas do Parque Nacional do Iguaçu está ajudando nos trabalhos, além de voluntários das redondezas.