Vida marinha

Quase 30 golfinhos foram encontrados mortos no Litoral do Paraná em 2023

Foto: Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR – Evanise Nunes.

Um filhote do golfinho morreu na última semana no Litoral do Paraná. Ele foi encontrado com vida na manhã da última terça-feira (05) na Ilha de Superagui, mas não resistiu horas depois de ser resgatado pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Somente em 2023, foram quase trinta toninhas (Pontoporia blainvillei), espécie de golfinho, encontradas mortas encalhadas apenas no litoral paranaense. 

Com menos de 60 centímetros de comprimento, a fêmea recém-nascida de toninha foi atendida ainda na praia, e seguiu ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD) da UFPR. De acordo com o médico-veterinário e responsável técnico, Fábio Henrique de Lima, a toninha apresentava lesões pelo corpo e dificuldades para respirar, além de quadros de convulsão.

LEIA TAMBÉM:

>> Tempestade severa causa fenômeno raro no céu de cidade do Paraná; assista

>> Pioneira da engenharia no Brasil vai ganhar homenagem permanente em Curitiba

Uma necropsia vai compreender a causa da morte deste indivíduo.

Ameaçadas de extinção

As toninhas são a espécie de pequeno cetáceo (grupo que engloba os golfinhos e baleias) mais ameaçada de extinção na América do Sul. No Brasil a espécie é classificada como “criticamente ameaçada de extinção”. A sobrivência da toninha está ameaçada pela perda e degradação de seu habitat, poluição do oceano e principalmente devido às inúmeras interações com as atividades pesqueiras, incluindo o alto número de animais capturados acidentalmente em redes da pesca de emalhe. 

Com até 1,8 metro de comprimento total, mas com filhotes menores do que 80 centímetros, as toninhas habitam as águas costeiras desde o estado brasileiro do Espírito Santo até a região central da Argentina.

Toninhas no Paraná

O litoral do Paraná é uma importante área de reprodução, alimentação e desenvolvimento para as toninhas e o registro de um recém-nascido encalhado vivo é um aviso para que todos cuidem do litoral e da biodiversidade que depende dos mares. Somente em 2023, foram quase trinta toninhas encontradas mortas encalhadas apenas no litoral do Paraná . 

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses,  acione a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41.

Maior prédio residencial do mundo será erguido pertinho de Curitiba
O que??

Maior prédio residencial do mundo será erguido pertinho de Curitiba

Como fazer o melhor bolo de laranja do mundo? Vem que a gente te conta
Que delícia

Como fazer o melhor bolo de laranja do mundo? Vem que a gente te conta

Veja como evitar que a panela de pressão exploda na sua cara!
Que perigo

Veja como evitar que a panela de pressão exploda na sua cara!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna