Estresse ao volante

Quarta-feira voltam as aulas e os congestionamentos: trânsito vai aumentar 30% em Curitiba

Trânsito nas proximidades das escolas vai ficar complicado com a volta às aulas. Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Arquivo

O motorista de Curitiba deve se preparar para a volta às aulas nesta quarta-feira (5) – só na rede estadual de ensino, 141 mil alunos de 163 escolas retornam aos estudos. A previsão da Superintendência de Trânsito (Setran) é de que o número de veículos circulando nas ruas aumente em até 30%. Consequentemente, aumentam os congestionamentos, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos de escolas e faculdades, com picos às 8h, 12h e 18h.

As ruas próximas das instituições de ensino terão um movimento maior em relação ao período de férias. Um dos pontos críticos é o Centro, que abriga vários colégios. Uma das alternativas para não se estressar é sair com antecedência de casa ou do trabalho.

LEIA+ Cadastro online para novas vagas em creches de Curitiba vai reabrir no dia 12

“Isso proporciona ao motorista um tempo maior para escolher a melhor opção para deixar a criança com mais segurança e evitar a fila dupla ou até tripla. Quando ocorre essa situação, o trânsito fica sobrecarregado”, ressalta o diretor da Escola Pública de Trânsito da prefeitura (EPTran), Claudionor Agbert.

Além do horário, os pais também têm que estar atentos à segurança dos filhos a caminho da escola. Todos no veículo devem usar cinto de segurança, as crianças com menos de oito anos devem usar a cadeirinha e o motorista não deve usar o celular na direção. “O celular é um perigo, pois atrapalha na atenção e isso no trânsito é essencial. Ainda assim, muitos desrespeitam a lei”, comenta Claudionor.

Operações de trânsito

Com a volta às aulas, a concentração de veículos nas proximidades das escolas se intensifica para a entrada e saída dos estudantes. Com mais carros nas ruas, aumentam também as reclamações de cidadãos pelo desrespeito de parte dos motoristas, principalmente quanto ao excesso de velocidade e estacionamento irregular.

Na próxima semana, a EPTran fará operações de abordagem educativas com outros órgãos Detran-PR, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e Policia Rodoviária Federal (PRF). “Nas abordagens iremos conversas com os motoristas sobre a importância de se conduzir com segurança. É um período importante para todos nós”, ressalta o diretor da Escola Pública de Trânsito.
O retorno da rede municipal de ensino está marcado para 12 de fevereiro para 185 escolas e 206 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), quando outros 141 mil alunos voltam às salas de aula.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna