O consumidor que está pensando em comprar durante a Black Friday não deve esperar até sexta-feira (24), quando começa oficialmente o evento, para buscar as promoções. Os melhores horários para comprar on-line são na quinta-feira (23) à noite e na madrugada de sexta-feira (24), quando as lojas liberam a grande maioria dos descontos e quando ainda há uma grande quantidade de produtos em estoque.
- 10 dicas pra você aproveitar melhor a Black Friday
- Black Friday chega com feira de descontos em Curitiba
- De olho na Black Friday, lojas abrem vagas de emprego
É o que afirmam especialistas consultados pela Gazeta do Povo. Eles dizem que, normalmente, os varejistas liberam a maioria das promoções da Black Friday já na quinta-feira à noite. “A virada da Black Friday tem acontecido normalmente antes da meia-noite para suprir a própria demanda do público que já está à procura de ofertas e, inclusive, para facilitar as questões de logística e, principalmente, de infraestrutura da tecnologia”, afirma Ricardo Bove, diretor geral do site BlackFriday.com.
Como as promoções têm um estoque limitado de produtos, muitas delas acabam ainda na noite de quinta-feira ou na madrugada de sexta. “É importante ficar atento aos estoques dos produtos que podem acabar rapidamente. Por isso, é necessário acompanhar as ofertas desde quinta-feira à noite, quando as lojas já começam a liberar os descontos”, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Na madrugada de sexta-feira, todas as lojas que vão participar da Black Friday já estarão com seus produtos em promoção. Esse período também é considerado bom para as compras, pois já é possível comparar os preços e os descontos em vários sites. Novamente, é importante ficar atento ao estoque dos itens que têm muita procura e estão com bom custo-benefício, pois eles tendem a se esgotar rapidamente.
Já na sexta-feira pela manhã e ao longo do dia, é comum o consumidor encontrar um número menor de produto com descontos e, em muitos casos, itens de menor apelo/procura. Neste caso, uma alternativa é aproveitar a Black Friday de shoppings centers e do comércio de rua.
Vale lembrar também que a Black Friday não acaba na sexta-feira para o varejo brasileiro. Muitas lojas físicas e online continuam com o período de promoções até a segunda-feira (27), quando é comemorado o Cyber Monday, ou, em alguns casos, os descontos seguem até o fim do mês. Mas, nesses casos, as promoções tendem a se concentrar em itens que custam menos e que estão encalhados no estoque.