Quem quer dinheiro?

Quadrilha utiliza engenhosidade para assaltar banco

Cinco bandidos armados assaltaram a agência do HSBC da Avenida República Argentina, Novo Mundo, e saíram derrubando dinheiro pela rua. Eles conseguiram burlar a porta giratória, equipada com detector de metais, entrando pela porta auxiliar, no setor de autoatendimento. Eram 13h20 desta sexta-feira (12) e o quinteto, formado por ladrões jovens, chegou em um Honda Civic champanhe, que ficou estacionado a poucos metros da entrada do banco.

Eles desviaram da porta giratória e foram até o fim do corredor dos caixas eletrônicos, demonstrando o planejamento do roubo. Ao lado do último caixa fica a porta estreita, com duas fechaduras tetrachave, que os marginais abriram sem dificuldade. Acessaram o interior da agência e anunciaram o assalto. Menos de cinco minutos depois, saíram correndo e derrubando dinheiro pelo caminho.

Loucura

A suspeita é que os bandidos tenham mixado as fechaduras da porta na noite anterior, facilitando a abertura no horário de grande movimento, que escolheram para atacar. “Foi uma loucura, o povo não sabia se pegava o dinheiro primeiro ou chamava a polícia. Os cinco moleques entraram no carro e fugiram rumo ao Pinheirinho”, contou o guardador de carros que trabalha em frente à agência.

A polícia chegou rápido, mas conseguiu apenas impedir que as notas deixadas para trás não fossem recolhidas por populares. Havia dinheiro até dentro da lata de lixo, ao lado dos caixas eletrônicos. O valor roubado não foi informado pelo banco.Os funcionários, que alegaram ser proibidos de comentar o assalto, foram orientados pelo gerente a encerrar o atendimento e fecharam as portas às 14h. Porém, o movimento de clientes continuou nos caixas eletrônicos, ao lado de dois policiais do Instituto de Identificação, que coletaram impressões digitais na porta usada pelos bandidos.

Dois policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) conversaram com funcionários e recolheram cópias das imagens do circuito interno de vídeo. As investigações estão a cargo do delegado Matheus Laiola, que esta semana foi transferido da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC).