Assim que a Páscoa termina, o consumidor já sabe: as lojas de chocolates terão promoções para desovar as sobras de produtos fabricados para a data. Neste ano, porém, curitibanos começaram a semana frustrados com os descontos de chocolates em Curitiba. Em uma das principais lojas de departamentos da cidade, os descontos não chegavam a 10% para alguns produtos na manhã desta segunda (17).
“Eu deixei pra comprar ovos pra presentear meus funcionários hoje, esperando que os preços estivessem mais baixos. Chegando na loja, encontrei descontos super pequenos, de cerca de 5%, mas vou ter que levar de qualquer jeito”, reclamou a empresária Roberta Barbur, que pesquisava valores em uma rede de lojas no Centro da capital.
A estratégia de comprar os chocolates depois do feriado também foi a escolhida por Elisabeth Costa, professora que tem três netos morando em Maringá, no interior do estado. “Apesar do desconto não estar tão grande, ainda preciso presentear meus netos. Eu sempre deixo pra comprar depois, por menos, aí coloco no correio. Até o fim da semana eles vão receber os ovos”, comentou.
Já a atendente de telemarketing Crislaine de França, que saiu em busca de mais um ovo para seu filho nesta segunda, decidiu voltar em outro momento para levar ovos com preços mais baixos: “O produto que eu queria está quase o mesmo preço de antes. Vou esperar mais um pouco pra ver se consigo mais desconto”, disse.
Quedas bruscas
As pontuais quedas bruscas nos preços de alguns produtos também irritaram os consumidores que já tinham pago os valores fixados anteriormente nestes chocolates. A aposentada Simone Souza, por exemplo, procurava preços mais atrativos e não gostou de encontrar por R$ 29,90 o ovo de chocolate que comprou por R$ 69,90 no último sábado (15). “Eu sabia que o preço ia cair, mas não tanto assim, mostrando que esse ovo nunca valeu o preço que eu paguei”, reclamou. Ela acabou levando para casa três ovos cujo valor baixou de R$ 9,00 para R$ 5,00.
Prateleiras quase vazias
Alguns lojistas estavam preparados para a quantidade de vendas deste ano, o que fez com que muitos acabassem a data com as prateleiras quase vazias. Isso pode ajudar a explicar os descontos pequenos encontrados pelos consumidores no pós-Páscoa. “Tive um aumento de 18% nas vendas do ano passado para cá, o que representa uma boa retomada com relação a 2015, que foi um ano muito ruim”, comemora Allan Coelho, proprietário de uma franquia de chocolates na Rua XV de Novembro.
Com poucas sobras, o empresário irá iniciar em 20% os descontos nos produtos de Páscoa e, caso seja necessário, passará para 30%. Mas a previsão é que os chocolates se esgotem até o fim desta semana. “Já tem vários consumidores vindo procurar produtos com desconto, então imagino que o estoque zere até sábado”, antecipa Coelho.