Executivos da empresa francesa NTL, fabricante de Veículos Leves sobre Pneus (VLP), reuniram-se com representantes da prefeitura de Curitiba para conhecer detalhes do projeto de eletromobilidade do município. Os VLPs da empresa já circulam em Paris, na França; Shanghai, na China; Veneza, na Itália; e, mais recentemente, em Medelin, na Colômbia.

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“Curitiba é uma cidade de destaque no cenário internacional, uma verdadeira vitrine em transporte público, o que torna este projeto de grande interesse para nossa empresa”, comentou Ricardo Ochoa, da NTL. Os veículos são confortáveis e silenciosos, não emitem poluentes e são modulares, ou seja, podem operar com três ou mesmo seis unidades conectadas.

Além dos VLPs, a eletromobilidade pode comportar também os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Em ambos os casos, a capacidade de transporte é quase duas vezes maior que a dos BRTs (Bus Rapid Transit), podendo chegar a 25 mil passageiros por hora. O custo é uma das vantagens deste modal, cerca de 75% menor que o de um metrô, além de a instalação ser três vezes mais rápida.

O secretário Mac Donald ressaltou a importância de introduzir a eletromobilidade ao sistema de transporte da cidade, fazendo com que ganhe ainda mais agilidade e confiabilidade.

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Trajetos

Foto: Divulgação

Os quatro trajetos pré-definidos são: Terminal CIC – Centro de Feiras (a ser construído no Parque da Imigração Japonesa); Barreirinha – Marechal Floriano;  Aeroporto – Centro Cívico e  Linha Atuba – Tatuquara. No caso de uma abordagem metropolitana, o itinerário poderá ser estendido até Colombo e Fazenda Rio Grande.

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