No Brasil, a profissão de cuidadores de idosos apresentou o maior crescimento em um período de 10 anos, conforme revelado por um levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência. Os dados mostram um crescimento expressivo no número de cuidadores registrados entre 2011 e 2020, evidenciando um aumento significativo na demanda por profissionais especializados em atender às necessidades da terceira idade.

continua após a publicidade

Em 2011, apenas 5.868 profissionais estavam registrados nessa categoria, enquanto em 2020 esse número saltou para 38.027, representando um aumento de 547% na última década. Esses dados ressaltam a importância e o reconhecimento crescente da profissão de cuidadores de idosos no país.

LEIA TAMBÉM:

>> Igreja mais antiga de Curitiba será restaurado ao preço de quase R$ 1 milhão

continua após a publicidade

>> “Disney” dos aromas: 20 milhões de sabonetes são produzidos em fábrica da Grande Curitiba

Esse crescimento é resultado, em parte, do envelhecimento da população brasileira, o qual tem gerado uma maior demanda por profissionais especializados em cuidados com idosos. Além disso, a busca por serviços de cuidados domiciliares tem se tornado cada vez mais frequente, estima-se que 70% dos idosos brasileiros precisarão de cuidados especiais em algum momento de suas vidas, de acordo com a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Essa projeção indica que a demanda por cuidadores de idosos continuará a crescer nos próximos anos, especialmente com o aumento da expectativa de vida da população.

continua após a publicidade

Segundo dados do IBGE referentes a 2021, a população brasileira totalizava cerca de 212,5 milhões de habitantes. Dentro desse cenário, 21,6 milhões correspondiam a pessoas com 65 anos ou mais, o que equivale a uma proporção de 10,2%. O órgão também estima que nos próximos dez anos o Brasil alcançará a marca de 39 milhões de idosos. Essa projeção indica que o número total de indivíduos com mais de 65 anos no país será superior ao de crianças até o ano de 2030.

Diante desse cenário, destaque-se a Cuidare Brasil, referência nacional no mercado de cuidadores de pessoas. Fundada em Natal (RN) no ano de 2014, por Izabelly e Etevaldo Miranda, a Cuidare alcançou uma expansão significativa, se tornando uma das maiores redes de cuidadores de pessoas no país, estando presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, com 70 unidades em operação, incluindo 2 unidades próprias. A empresa adota um modelo de franquia, no qual os franqueados têm a responsabilidade de selecionar, treinar, coordenar e supervisionar uma equipe de cuidadores composta por profissionais especializados com formação técnica em enfermagem.

Empreendedorismo feminino

A ideia do negócio surgiu ao Izabelly constatar, ainda na faculdade, a carência de um serviço de assistência profissional humanizado e de qualidade. Após se formar, decidiu empreender criando a Cuidare com o marido, Etevaldo Miranda. Em pouco tempo, tornou-se líder de mercado no Rio Grande do Norte. O rápido avanço fez com que o casal visse a possibilidade de mobilizar mais parceiros e profissionais para além das fronteiras locais. Foi então que a marca ingressou no sistema de franquias, conectando, por meio de novos empreendedores, idosos, pessoas com necessidades especiais e seus familiares a cuidadores altamente qualificados.

A partir daí, a expansão se deu de forma rápida, mas sustentável, estimulada e baseada na força do empreendedorismo feminino. Atualmente, 80% dos postos de liderança da rede são ocupados por mulheres. Além da predominância no comando das franquias, elas também são a maioria no quadro de prestadores de serviço.

Novidades pela região sul do Brasil

A unidade Cuidare Palhano, localizada em Londrina, sob o comando dos empresários Vilma Moreira e Nicholas Pontes, teve um aumento de 220% no faturamento em 2022 e espera atender 70 famílias este ano. A unidade dispõe de serviços de acompanhamentos em consultas, exames, sessões e terapias, facilitando a comunicação entre cuidadores e familiares por meio do Portal Cuidare. Para dar suporte aos profissionais, a rede está trabalhando em melhorias e benefícios para seus cuidadores. Um novo espaço sediará os treinamentos dos cuidadores, recebendo grupos de até oito pessoas.

Visando melhorar a entrega de seus serviços e ampliar seu alcance, a Cuidare Palhano está investindo em novidades como o transporte adaptado para pacientes com mobilidade reduzida, proporcionando conforto e segurança durante o deslocamento. Além disso, em breve a unidade também contará com atendimento odontológico domiciliar. Segundo o franqueado Nicholas, a ideia do transporte adaptado surgiu a partir da observação de uma carência no mercado.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?