Os professores da rede municipal de ensino de Curitiba estão com as atividades paralisadas nesta quinta-feira (16). A greve da categoria, aprovada na semana passada, é por tempo indeterminado, Por volta do meio dia, eles foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca.

continua após a publicidade

Ainda não se sabe quantos profissionais aderiram à greve, mas, segundo o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), mil profissionais podem parar. Aproximadamente 141 escolas, creches e Centros de Atendimento Especializados são afetados.

Os professores de Curitiba exigem novas contratações, melhores condições de trabalho e a implantação imediata do Plano de Carreira. Segundo o sindicato, esse plano deveria ter sido implementado em dezembro do ano passado.

Professores municipais de Curitiba exigem novas contratações. Foto: Henry Milleo.

Reunidos em frente à prefeitura de Curitiba antes de serem recebidos, os professores estavam com cartazes e camisetas com frases provocativas ao prefeito.

continua após a publicidade

Um abraço coletivo deve ser feito no entorno do prédio e o trânsito pode ser afetado. Policiais militares acompanham a manifestação, que segue pacífica.

Balanço

continua após a publicidade

Segundo a prefeitura de Curitiba, 243 das 391 escolas e creches municipais funcionaram na manhã desta quinta-feira (15), segundo dia da paralisação dos professores. A orientação da Secretaria Municipal da Educação é que os pais levem os filhos para as escolas e creches, pois algumas unidades têm professores, mas os alunos não compareceram.