Professores estaduais protestam, na manhã desta quinta-feira (17), contra a defasagem do piso pago pelo governo do Paraná. Eles se reuniram na Praça Santos Andrade e saíram pelas ruas da região central de Curitiba em caminhada até a Avenida Candido de Abreu, onde fica o Palácio do Iguaçu, sede do governo.
Segundo Luiz Fernando Rodrigues, secretário de comunicação da APP Sindicato, o piso pago hoje, de R$ 1.982, mas o valor proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) é de R$ 2.135.
Além da reclamação do valor do piso inicial, os professores também cobraram o pagamento de benefícios atrasados. Na quarta-feira (16), os alunos tiveram aulas de 30 minutos e, segundo a APP, nesta quinta-feira mais de 80% das escolas foram fechadas e os protestos aconteceram também em outras cidades do Paraná.
29 de Abril
No começo de abril, os professores devem se reunir em assembleia para definir os próximos passos da categoria. No dia 29 de abril, uma greve já é planejada, para lembrar um ano do protesto que acabou em confronto no Centro Cívico.