Professores estaduais protestam, na manhã desta quinta-feira (17), contra a defasagem do piso pago pelo governo do Paraná. Eles se reuniram na Praça Santos Andrade e saíram pelas ruas da região central de Curitiba em caminhada até a Avenida Candido de Abreu, onde fica o Palácio do Iguaçu, sede do governo.

continua após a publicidade

Segundo Luiz Fernando Rodrigues, secretário de comunicação da APP Sindicato, o piso pago hoje, de R$ 1.982, mas o valor proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) é de R$ 2.135.

Além da reclamação do valor do piso inicial, os professores também cobraram o pagamento de benefícios atrasados. Na quarta-feira (16), os alunos tiveram aulas de 30 minutos e, segundo a APP, nesta quinta-feira mais de 80% das escolas foram fechadas e os protestos aconteceram também em outras cidades do Paraná.

29 de Abril

continua após a publicidade

No começo de abril, os professores devem se reunir em assembleia para definir os próximos passos da categoria. No dia 29 de abril, uma greve já é planejada, para lembrar um ano do protesto que acabou em confronto no Centro Cívico.