Os professores da rede pública de ensino de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, decidiram voltar ao trabalho a partir de hoje. Eles estavam em greve há uma semana, mas em uma reunião com representantes da prefeitura algumas reivindicações foram atendidas, o que causou o final do movimento ontem pela manhã.
Os pontos da pauta atendidos foram o pagamento dos dias parados e o compromisso da prefeitura de instituir um decreto que criará comissões para discutir a criação de um Plano de Carreira para os servidores.
Outras reivindicações, como a implantação da Lei 712/2009 (que estabelece a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 80% para os professores, e 20% para os outros funcionários da educação); além do vale-alimentação, ficaram para ser discutidos durante o ano.
“Com a criação do Plano de Carreira, automaticamente já se aplicará isso. Então o importante é frisar que houve avanços na negociação e que a prefeitura reconheceu alguns pontos, como o pagamento dos dias parados, o que não ocorria desde o início da greve”, afirmou a presidente da Associação dos Trabalhadores Municipais em Educação Pública de Fazenda, Tainara Mota.