Parados desde o último dia 19, os professores e funcionários das escolas municipais de Fazenda Rio Grande decidiram retomar as atividades em assembléia realizada com a prefeitura do município na manhã desta terça-feira (27). Entretanto, a categoria permanece em estado de greve e pode decidir pela paralisação a qualquer momento. O retorno às salas de aula acontece a partir de amanhã (28).
Segundo Edílson de Paula, secretário de municipais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), o que impediu o fim da greve foi a não inclusão dos funcionários nas propostas apresentadas pela prefeitura. “Os funcionários precisam ter os mesmos direitos que os professores, com a criação de um plano de carreira na educação”, explica.
Na audiência de hoje com o prefeito Chico Santos, ficou definida a criação de duas comissões para discutir o plano de carreira dos trabalhadores e o adiantamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os funcionários também tiveram a garantia de receber o abono dos dias parados.
Uma nova audiência está programada para o próximo dia 6 de maio e os trabalhadores fazem uma assembléia no dia 7 para definir os rumos do movimento. “Iremos avaliar o valor do abono e dependendo da proposta, encerraremos a greve”, afirma Edílson.