A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba inicia nesta segunda-feira (17) a imunização contra covid-19 dos professores e trabalhadores da educação, tanto da rede pública quanto da rede privada. Na primeira fase para este grupo, estão sendo chamados exclusivamente os profissionais com 59 anos completos – aqueles acima de 60 anos já foram vacinados nos grupos gerais de idosos.
Além disso, seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo chamados neste momento apenas professores e trabalhadores da Educação Básica (creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos).
LEIA TAMBÉM:
>> Se idosos já tomaram vacina contra a covid-19, por que ainda há mortes? Entenda
A prefeitura recebeu do governo do estado 4.645 doses de imunizante para aplicar neste público. A sequência de imunização deste grupo depende da chegada de novos lotes de vacinas.
Como vai funcionar
A imunização dos profissionais de educação vai acontecer das 8h às 17h em dez pontos de vacinação, um por distrito sanitário (veja a lista abaixo).
O profissional precisará se dirigir especificamente ao ponto de vacinação da região onde está a escola em que ele atua, munido de uma declaração fornecida pela instituição e um documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola.
A declaração fornecida pela instituição seguirá estritamente o modelo disponibilizado pela SMS e precisará ser assinada e carimbada por um responsável, que estará representando a escola perante o distrito sanitário da região.
Nesta sexta-feira (14), a Secretaria da Educação orientará a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Estado da Educação e Sindicato Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) sobre os trâmites para a vacinação dos professores em Curitiba.
Influenza
Além de abrir a vacinação contra covid-19 para professores com 59 anos completos, a partir da próxima semana também estará liberada a vacinação contra a gripe para a categoria. A vacinação contra gripe acontece em todas as unidades básicas de saúde que estão abertas, exceto naquelas que fazem vacina de covid-19. Veja os endereços aqui.
O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Alcides Oliveira, reforça, porém, que é preciso haver um intervalo de 14 dias entre a aplicação das doses das vacinas contra covid-19 e gripe.
“Quem for tomar a vacina contra o covid-19 agora, pedimos que aguarde 14 dias para tomar a vacina contra a gripe”, diz.
Pontos fixos de vacinação profissionais da Educação
Das 8h às 17h, segunda-feira, 17 de maio
Matriz
US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
Bairro Novo
US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
Boa Vista
US Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida
Boqueirão
US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
Cajuru
US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
CIC
Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
Pinheirinho
US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
Santa Felicidade
US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
Tatuquara
Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Portão
Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700