Chega de fila!

Procon autuou Metrocard por fazer usuários esperarem horas na fila

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) autuou a Metrocard, associação que representa as empresas operadoras do transporte em 18 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e pediu o fim das longas filas de espera enfrentadas por passageiros que precisam fazer a troca do cartão metropolitano. Há relatos de espera superior a três horas.

Na última segunda-feira, a Comec determinou a ampliação imediata dos postos de atendimento da Metrocard. Os locais para trocar o cartão subiram para nove, entre eles um posto móvel itinerante no Terminal do Guadalupe, no Centro de Curitiba. De acordo com o Procon, a situação enfrentada pelos consumidores pode ser considerada “prática abusiva”. Se a Metrocard não buscar meios para agilizar os atendimentos, pode receber multas de R$ 600 a R$ 8 milhões. “Queremos que as filas cessem, que haja adequações e o consumidor não seja submetido mais a esse tempo de espera. É uma prática que já foi identificada e que prejudica quem precisa do serviço”, afirma a diretora do órgão, Claudia Silvano. Na semana passada, a Metrocard anunciou a necessidade da substituição dos bilhetes. A justificativa foi o rompimento de um contrato com a Dataprom – operadora antiga dos equipamentos que leem os cartões. A Dataprom informou estar sem contrato com a Metrocard desde 7 de dezembro.

A Metrocard informou que irá responder à notificação dentro do prazo. A empresa alega que os problemas foram gerados por terceiros, mas diz estar tomando todas as medidas ao seu alcance e que “a situação deve ser resolvida em breve”.

Outro lado

Metrocard amplia horários de atendimento

A METROCARD informa que recebeu, por intermédio da COMEC, o órgão gerenciador do transporte metropolitano, as informações mínimas necessárias para a resolução do atual problema do sistema que envolve a transferência dos créditos comprados e a carregar. Tais informações estavam sendo solicitadas ao antigo fornecedor desde outubro de 2015 e foram liberadas apenas na terça-feira, dia 01 de março de 2016, após intervenção e solicitação da COMEC.

Informações aos usuários:

– Passageiros que possuem saldo já carregado no cartão antigo podem continuar utilizando o mesmo até o final dos créditos. Após o término do saldo, estes devem fazer o novo Cartão Metrocard.

– Empresas que possuem funcionários que ainda usavam/usam o antigo Cartão Metrocard (Não Integrado) e não solicitaram o Novo Cartão Metrocard, devem fazer o cadastramento dos mesmos no novo sistema através do site no endereço www.cartaometrocard.com.br

Para retirar os cartões de todos os funcionários, a METROCARD orienta que isso seja feito por apenas um representante da empresa, após o recebimento do e-mail de confirmação dos cartões prontos.

Os saldos não carregados do antigo Cartão Metrocard serão repassados automaticamente para o novo Cartão Metrocard a partir de 07/03/2016, podendo ocorrer antes desta data.

– Passageiros que têm créditos comprados a carregar e estes não entraram no cartão antigo, e JÁ POSSUEM o novo Cartão Metrocard (verde/cliente), os créditos serão carregados automaticamente no novo Cartão e disponibilizados para uso nos ônibus entre 24h e 72h, a partir de 07/03/2016, podendo ocorrer antes desta data.

– Passageiros que já não têm mais saldo no cartão antigo, mas têm créditos comprados a carregar e estes não entraram no cartão antigo, e NÃO POSSUEM ainda o novo Cartão Metrocard, devem fazer, o novo Cartão e os créditos adquiridos anteriormente serão carregados e disponibilizados para uso nos ônibus entre 24h e 72h, após a realização do cadastro e confecção do novo cartão, em qualquer ponto de cadastro disponível.

– Idosos e isentos que possuem o cartão antigo, podem continuar utilizando o mesmo normalmente, até segundo aviso. 

A partir desta sexta-feira, os horários dos pontos de atendimento mais movimentados da METROCARD serão ampliados: 

• Central Metrocard (Benjamin Constant), Central Metrocard (Tibagi) e Metrocard Itinerante (Guadalupe) atenderão das 7h às 20h.

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