“Eu fiz os ‘bancos’ no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, e fiz porque na praça não tem lugar para sentar”, contou Alberto Ferreira, 59 anos, aposentado. Ele é o responsável por três vasos sanitários cimentados em um ponto de ônibus desativado na Rua Jerônimo Alberti, no bairro Arruda, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os vasos, que serviam como bancos, foram removidos pela Prefeitura de Colombo nesta segunda-feira (7), seis dias depois da instalação.
Leia também: Depois de dar golpe “em geral”, dono de revenda picou a mula e sumiu do mapa

“Eu cobri os buracos dos vasos com cimento, fiz tudo certinho, para que não acumulasse nem água. Assim que ficou pronto, tinha muita gente usando enquanto os filhos brincavam na praça ou algo assim. Eu me aposentei e hoje trabalho como pedreiro. Achei justo fazer algo bom para a nossa vila, que está esquecida e fiquei chateado que destruíram meu trabalho”, completou Alberto.
Sucesso na internet
As fotos da “engenhoca”, no bairro Arruda, rapidamente viralizaram nas redes sociais. Nos comentários, diversas pessoas elogiaram a iniciativa e o reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados de maneira incorreta, mas a alegria do “artista” durou pouco.

Assim que a Prefeitura de Colombo soube da instalação, removeu os bancos do local. Procurada pela reportagem, o órgão informou que fez a retirada porque “há um estudo para padronizar os abrigos de ônibus do município, mas que irá verificar a possibilidade de instalar bancos públicos no local”.
Leia também: Viajar no Paraná está mais caro! Já está valendo reajuste nas passagens intermunicipais
Entretanto, os moradores da região não gostaram na explicação. Eles relataram à Tribuna do Paraná que estão abandonados pelo poder público e que essa foi a única a solução boa para o problema.
Moradores reclamam

“Moro aqui há 35 e se nós não cuidarmos, não tem jeito. A gente tinha ônibus aqui e agora não temos mais. Não gostamos da remoção dos bancos, porque nós idosos gostamos de sentar aqui na praça, a gente queria bancos para sentar na pracinha e não vejo problema”, desabafou a aposentada Ariete Bonin, de 65 anos.
Outro morador, o agente penitenciário Almir Rodrigo Ferreira, de 35 anos, disse que a praça só está bonita por causa dos moradores e que não entendeu porque a remoção foi feita, já que o ponto de ônibus foi desativado há alguns meses.
“A gente faz por conta, e reutilizaram os bancos que poderiam ser utilizados e achei uma ótima ideia, mas a prefeitura não gostou muito. Pra você ter ideia, depois que postaram as fotos e vídeos, 50 mil pessoas visualizaram, era uma coisa boa pra todo mundo, mas a prefeitura não gostou”, enfatizou.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/curitiba-tera-semana-chuvosa-e-com-promessa-de-frio/
