O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), revelou que 92% dos pontos analisados no Paraná estão próprios para banho. No entanto, cinco locais no litoral paranaense foram considerados impróprios para atividades aquáticas.

continua após a publicidade

Entre os 66 pontos avaliados no Estado, 61 receberam a classificação de próprios para banho. As áreas impróprias concentram-se principalmente na foz dos rios que cortam a região litorânea, locais de drenagem das áreas urbanas que não são recomendados para banhos ou práticas esportivas.

Os pontos impróprios no litoral são:

  1. Foz do canal Caiobá, em Matinhos
  2. Foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná
  3. Ponto à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá
  4. Ponto próximo à Rua Pará, em Pontal do Paraná
  5. Ponta da Pita, em Antonina

O IAT realiza o monitoramento semanalmente, coletando amostras de água nas segundas-feiras e analisando-as em seu laboratório em Curitiba. Os resultados são divulgados todas as sextas-feiras durante a temporada de verão, que se estenderá até 28 de fevereiro de 2025.

continua após a publicidade

A análise da água verifica a presença da bactéria Escherichia coli, um indicador de contaminação por esgoto sanitário. Quanto maior a quantidade dessa bactéria, maior a probabilidade de existência de organismos causadores de doenças como gastroenterite, diarreia e infecções de pele, olhos, ouvidos e garganta.

O monitoramento segue as determinações da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000 e faz parte do projeto Verão Maior Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado para a temporada de verão.

continua após a publicidade

Para os veranistas e moradores do litoral paranaense, é importante ficar atento às bandeiras nas praias: azul indica que a área está própria para banho, enquanto a vermelha sinaliza locais impróprios.