A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quarta-feira (20) as informações sobre o laudo do mega engavetamento que aconteceu no km 136 da BR-277, em Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba (RMC), no dia 2 de setembro. O documento aponta que 128 veículos e 94 pessoas se envolveram no acidente.
O engavetamento causou a morte de cinco pessoas que estavam em três veículos de passeio. No Chevrolet S10: duas vítimas mortas; no veículo Volkswagem T-Cross: uma vítima morta e outra com lesões graves; e no Renault Kwid: duas vítimas mortas.
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Além das vítimas fatais, 12 pessoas sofreram lesões leves ou graves. Como todos os mortos estavam em carros, a PRF concluiu que as vítimas foram prensadas entre dois veículos de carga.
Causa do engavetamento na BR-277
O laudo da PRF atribui que o engavetamento na BR-277 foi causado por nevoeiro intenso, o que fez com que a visibilidade dos motoristas ficasse “extremamente reduzida”. O documento também aponta que a frenagem tardia dos condutores contribuiu para o acidente e grande número de veículos envolvidos.
“Conforme constatado em perícia de local de acidente, considerando os vestígios (destroços dos veículos e extensão do engavetamento), conclui-se que o fator determinante do acidente foi o intenso nevoeiro no local (visibilidade extremamente reduzida), alinhado à reação tardia ou ineficiente dos condutores”, informa a PRF.
Laudo fala sobre placas de sinalização em área de acidente em Balsa Nova
A PRF relembrou alguns detalhes do acidente. O documento revela que a BR-277 permaneceu interditada no sentido Ponta Grossa desde o início do acidente. A rodovia foi totalmente liberada no domingo (03), por volta das 13h20.
Já no sentido Curitiba não houve bloqueio total. “Entretanto, na manhã do dia 03 foi realizada operação “pare-e-siga” para escoar o volume de veículos presos por causa da interdição da via, numa tentativa da PRF em diminuir os transtornos aos usuários”.
A polícia também reforça no laudo que a rodovia conta com placas que sinalizam a velocidade máxima permitida e a possibilidade de neblina no trecho.