Investigando uma série de arrombamentos de caixas eletrônicos utilizando explosivos, os policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam, na última quinta-feira (19), Anderson Luiz Lopes dos Santos, 24 anos, com explosivos, documentos falsos e comprimidos de ecstasy.

continua após a publicidade

Os policiais faziam diligências nas proximidades do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e abordaram um Palio vermelho conduzido por Santos.

Os policiais encontraram cinco bananas de dinamite prontas para serem detonadas e oito comprimidos de ecstasy. Foi dada voz de prisão ao homem, que disse que iria vender essas dinamites a uma pessoa conhecida apenas como “Zóio”.

Durante a prisão, um Fox prata passou pelo local e atirou contra os policiais, que em perseguição perderam de vista o veículo. A polícia acredita que tenha sido o homem com o qual Santos iria realizar a negociação dos explosivos, que já estavam prontos para serem utilizados, pois estavam com espoletas e cordel para detonação.

continua após a publicidade

Santos também estava de posse de um documento falso, em nome de Lúcio Paulo Vilas Boas. “Na continuidade das investigações, os policiais se deslocaram até a casa do suspeito, localizada na Rua São Vicente, no bairro Jardim Weisopólis, em Pinhais, e encontraram mais quinze bananas de dinamite, quatro cordéis detonantes e quatro espoletas com pavio”, disse o delegado titular do Cope, Hamilton da Paz. “Acreditamos que os explosivos seriam utilizados para arrobamento de caixas eletrônicos em Curitiba e região metropolitana”, finalizou.

Explosivos

continua após a publicidade

Na manhã de 4 de dezembro de 2011, uma grande quantidade de dinamite foi roubada de uma pedreira, na zona rural de Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Quatro homens usando fardas camufladas do Exército (um deles com uma balaclava) renderam os caseiros da Pedreira Montical, que fica na Estrada Angelo Menegusso e concretizaram a ação.

Em seguida, cortaram o sistema de alarme e arrebentaram uma porta onde estavam armazenados os explosivos. Os bandidos levaram mais de 250 bananas de dinamite gel e aproximadamente 450 metros de detonadores.

“As dinamites, espoletas e cordéis apreendidos, segundo se apurou, são desta mesma empresa roubada no ano passado. Agora, as investigações continuarão para identificar e prender o ‘Zóio’”, afirmou o delegado.

Veja o vídeo completo.