Mudanças

Prefeitura retira postes de energia da Comendador Araújo

Uma ação conjunta da Prefeitura de Curitiba e da Copel retirou neste sábado (06) 40 postes de energia da Rua Comendador Araújo, entre as ruas Visconde de Nacar e Desembargador Mota, na região central da cidade. A ação reforça o compromisso da atual gestão de facilitar os deslocamentos e a circulação de pessoas, com base nos princípios de sustentabilidade e de desenvolvimento local.

A ação foi acompanhada pelo prefeito Gustavo Fruet e pelo secretário municipal do Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi. Fruet destacou que a negociação com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo e a participação da Copel foram fundamentais para que retirada dos postes acontecessem. “Conseguimos fazer 1,5 quilômetro de extensão, graças à parceria da Copel e à cooperação de três empresas concessionárias de telefonia. Foi um processo demorado, de alto custo, de cerca de R$1 millhão, que será dividido entra as partes. A Rua fica visualmente mais bonita e também mais segura para a população”, disse o prefeito, lembrando que durante o processo de retirada dos postes foram encontradas diversas ligações clandestinas. Agora, sem os postes, redes de fibra ótica e energia foram transferidos para dutos subterrâneos na via.

“Temos a intenção de iniciar o mesmo processo em outras regiões da cidade. Inclusive nos bairros”, destacou o secretário do Governo. A próxima reunião para tratar do tema está agendada para quinta-feira (11).

O trabalho, em quatro quadras da Comendador Araújo, chamou a atenção de moradores e frequentadores da região. O aposentado Aldir Filho caminha pela rua diariamente e disse que, além do aspecto visual, o excesso de cabos e postes atrapalhava o deslocamento causando transtorno aos pedestres. “Era uma bagunça. Atrapalhava para caminhar e também tinham muitos fios de luz soltos e pendurados pelo caminho. Agora está bem melhor”, avaliou.

A chef de cozinha Joy Perin trabalha em um restaurante da Rua 24 de maio, esquina com a Comendador Araújo. Segundo ela, além da segurança para curitibanos, a retirada dos cabos e postes torna a rua, composta por diversos estabelecimentos comerciais, como bancos, lojas, mercados, conveniências e hotéis, mais preparada para receber turistas. “É importante esse trabalho para que os turistas fiquem com a ideia de que a cidade está organizada, buscando soluções para melhorar os aspectos visuais das ruas e segurança”, lembra.

Além da retirada dos postes, equipes da Prefeitura recolheram o cabeamento que ainda havia nos postes e iniciou recomposição das calçadas da rua.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna