Existe algum projeto da prefeitura para tornar menos arriscada a travessia dos pedestres que cruzam a Avenida Paraná, na altura das ruas João Gbur e Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes? E isso inclui a acessibilidade ao terminal, já que os cadeirantes não conseguem subir a rua João Gbur por não haver calçadas adequadas (Sônia Elisabete Stanchak, 43 anos, professora)?
O projeto de reforma e ampliação do terminal Santa Cândida inclui reforma e melhoria no acesso ao terminal. Esta será a última etapa da obra, uma vez que, com a operação do terminal concentrada em um dos lados, foi necessário alterar o sentido de trânsito e o local de entrada e saída dos ônibus. A melhoria inclui acessibilidade de acordo com as normas da ABNT, canteiros de travessia e direcionamento do trânsito, faixas elevadas, rampas no meio fio, novos semáforos, sinalização que orienta o pedestre para os pontos de travessia segura e nova iluminação no entorno e no terminal. O projeto também contempla espaços de carga e descarga para o comércio local o que não existia antes. A operação de carga e descarga de produtos das lojas acabava interferindo na operação do terminal, dificultando em alguns momentos o deslocamento de ônibus e pedestres.
Por que estão paradas há meses as obras da Unidade de Saúde Aliança? Quando a população poderá contar com o atendimento médico (R.L.C., 24 anos, atendente)?
A construção da Unidade de Saúde Aliança foi paralisada em razão da suspensão do repasse de recursos dos governos estadual e federal, que recentemente foram retomados. No momento, não há pendências financeiras e a Secretaria Municipal da Saúde negocia com a empreiteira os termos para retomada das obras. Atualmente, a unidade está com 56% da obra executada e vem sendo vigiada por dois guardas para evitar furtos.