As comunidades do Sítio Cercado e Ganchinho, na Subprefeitura Bairro Novo, comemoraram a entrega de dois novos e importantes equipamentos para a educação na região. A quadra coberta da Escola Municipal Professora Cecília Maria Westphalen e o Centro Municipal de Educação Infantil Jornalista Mussa José Assis foram inaugurados pelo prefeito Gustavo Fruet nesta terça-feira (6). Juntos, os dois espaços vão beneficiar mais de 700 crianças, estudantes e seus familiares.
Mussa José de Assis foi professor na Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretor dos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e Correio de Notícias de Curitiba.
Com investimento de R$ 427 mil, a quadra coberta foi a 15ª de entregue na gestão. Outras três serão inauguradas neste ano, garantindo o espaço para práticas desportivas, pedagógicas e culturais também nas escolas municipais Ali Bark, Jurandyr Baggio Mockell e Santa Ana Mestra. Outras cinco quadras cobertas estão em fase de licitação para contemplar os estudantes das escolas municipais Cerro Azul, Theodoro de Bona, Padre José Anchieta, Professora Sônia Maria Coimbra Kenski e Walter Hoerner.
“Chegamos a 30% do orçamento do Município para educação. Na prática, significa que priorizamos a garantia do atendimento de todas as crianças de 4 a 5 anos e do atendimento em período integral a 86% das crianças de 0 a 3 anos. Significa ainda que garantimos investimento para a inclusão e para a melhoria da qualidade do ensino público de Curitiba”, avalia o prefeito Gustavo Fruet.
Os professores de educação física Edenilson José Lorenzi e Michaela Camargo falaram da importância da quadra para a prática desportiva. “Teremos mais qualidade nas aulas, sem risco de acidentes para as crianças e com a estrutura adequada para receber a comunidade”, disse Lorenzi.
As crianças eram as mais satisfeitas com o novo espaço. Daniele Moraes, de 9 anos, aluna do 4º ano, quer aproveitar muito a nova quadra. “Para um dia de sol como hoje, ficou perfeita”. Já a colega Ana Beatriz Ribeiro da Silva, de 10 anos, comemora o conforto para as futuras aulas. “Teremos brincadeiras e aulas em dias de sol e de chuva”.
Construir quadras cobertas nas escolas onde houvesse espaço foi uma das metas da gestão de Gustavo Fruet, que investiu aproximadamente R$ 9 milhões nesses novos equipamentos. As quadras cobertas beneficiam os estudantes, mas também as comunidades, uma vez que servem para o desenvolvimento de habilidades e para o convívio social, reforçando a integração social.
Os alunos da Escola Municipal Professora Cecília Maria Westphalen comemoraram a inauguração com uma apresentação cultural, com parte do repertório de aprendizagem que já adquiriram na nova área da escola. O diretor Claudinei Aparecido Alberto ressaltou que a quadra completa uma série de ações e medidas asseguradas pela gestão municipal nos últimos quatro anos e que serviram para garantir mais qualidade de ensino aos 584 estudantes atendidos na unidade. “É um marco histórico que responde aos anseios de estudantes, suas famílias e profissionais que aqui trabalham. É mais do que uma quadra, é uma obra significativa que nos deixa cheios de gratidão e com expectativas da construção de um importante legado para nossa comunidade a partir da educação”, disse.
A escola participa do Projeto Equidade e recebe apoio dirigido para superar vulnerabilidades sociais que atrapalhavam o bom desempenho dos estudantes. A unidade atende crianças das famílias residentes nas moradias Novo Horizonte, Bonato e Sambaqui. E, desde 2013, também recebe alunos que vivem no Moradias Parque Iguaçu e Vila Osternack.
O projeto Equidade levou para a escola um professor para dar apoio pedagógico aos estudantes com dificuldade de aprendizagem, reforço nas atividades de contraturno, orientação e incentivo para aproximar as famílias da escola e mais recursos financeiros por meio do programa Fundo Rotativo. Um dos resultados positivos foi a melhoria das proficiências dos estudantes em língua portuguesa e matemática e, consequentemente, um melhor Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), que passou de 4,6 em 2013, para 5,4 em 2015, um acréscimo de 8 pontos.
Novo CMEI
Para as famílias que vivem no Ganchinho, a comemoração foi por conta da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Mussa José Assis, que atenderá a 150 crianças de 0 a 5 anos, em período integral, na educação infantil. Os meninos e meninas ficarão das 7 às 18 horas, receberão cinco refeições por dia e serão cuidados e educados a partir de uma proposta pedagógica que estimula o desenvolvimento integral da criança e o protagonismo infantil.
“A inauguração de mais um CMEi é motivo de celebração e nos faz lembrar, mais uma vez, que o maior investimento desta gestão foi em educação. E o resultado disso é a colocação de Curitiba como a capital brasileira com os melhores índices de educação infantil do país”, disse Fruet, durante a entrega da unidade.
Construído na Rua Silvio Corazza, o CMEI tem seis salas de atividades incluindo berçários, maternais e pré-escola, refeitório para as crianças e outro para os funcionários, sala de professores, secretaria, lactário e uma cozinha. A unidade tem banheiros para funcionários, para as crianças, almoxarifado, lavanderia e solários.
“Que possamos construir juntos uma educação onde as crianças desta comunidade tenham um lugar para viver a sua infância de forma divertida e feliz”, disse a diretora Neusa Aparecida Radeck.
O CMEI é o 209ª da rede municipal de ensino voltado exclusivamente ao atendimento das crianças de até 5 anos e o 19º de um total de 34 novas unidades viabilizadas nos últimos quatro anos. Somente para a Subprefeitura Bairro Novo, são 850 novas vagas abertas a partir da inauguração dos CMEIs Carlos Roberto Antunes, Prefeito Ivo Arzua Pereira e Jornalista Mussa José de Assis, além dos CMEIs Governador Jaime Canet e Pedro Claiton Pelanda que serão entregues nas próximas semanas.
“Foi o maior investimento feito na cidade para a expansão do atendimento na educação infantil com 28 CMEIs entregues e outros seis que estão em construção, além das vagas abertas com a ampliação de turmas de pré em Centros de Educação Infantil (CEIs) Contratados. Foi assim que asseguramos cuidado e educação para mais de 10.440 crianças”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Os estudantes da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, vizinha ao CMEI, que participam do projeto de fanfarra, fizeram uma apresentação que emocionou a comunidade e a família do jornalista Mussa José Assis, que dá nome à unidade. Mussa José de Assis foi professor na Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretor dos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e Correio de Notícias de Curitiba.
A filha do jornalista, Érica Assis Castellano, agradeceu a homenagem ao pai. “Ficamos muito emocionados e lisonjeados pelo reconhecimento do meu pai como jornalista e também pela importância que ele dava à educação”.