O Programa Municipal de Compostagem, da Prefeitura de Curitiba, vai avançar no mês de outubro. Coordenado pelo departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o programa vai distribuir composteiras domésticas para as pessoas mudarem sua relação com os resíduos orgânicos que geram.

continua após a publicidade

O COM-POS-TE Curitiba vai disponibilizar gratuitamente 1.000 kits de compostagem nos próximos meses e no seu lançamento, no dia 20 de outubro, vai abrir 20 vagas. A inscrição deve ser feita pelo Guia Curitiba. 

LEIA TAMBÉM:

>> Acumulado de chuva atinge máxima histórica para outubro em Curitiba

continua após a publicidade

>> Bloqueio emergencial: BR-376 é fechada nos dois sentidos pela PRF

Outras informações sobre como fazer a compostagem, como é o programa e as regras de participação podem ser acessadas aqui nesta página especial.

continua após a publicidade

Os primeiros 20 kits de composteiras domésticas serão distribuídos pelo prefeito Rafael Greca no dia 20 de outubro, às 15h30, no Memorial de Curitiba. 

Mudança de hábitos

Para o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, o principal objetivo do COM-POS-TE Curitiba é fazer com que as pessoas mudem a relação que têm com os resíduos que geram.

“Pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos todos somos responsáveis pelos que geramos. O material orgânico vira insumo para compostagem e, assim, vai para o aterro sanitário somente o rejeito que não pode ser utilizado, como resíduos de higiene pessoal, matéria orgânica de restos de laticínios ou restos de carne, por exemplo”, explicou Reis.

O diretor ressalta também que as composteiras vão trazer de volta a relação da pessoa mexendo com a terra, fazendo a compostagem em casa. Com isso, os moradores de Curitiba também vão ajudar a diminuir a emissão de gases do efeito estufa. “Vamos mandar menos rejeitos para os aterros sanitários”, definiu Edelcio Marques dos Reis. 

O COM-POS-TE Curitiba, Programa Municipal de Compostagem, é dividido em três segmentos: compostagem doméstica, feita pelo cidadão; feita nos Ecopontos; e pátios municipais de compostagem, para resíduos de feiras livres e mercados públicos, por exemplo. 

Família Folhas

A compostagem também é um tema de destaque durante as apresentações da Família Folhas. O assunto sempre é abordado nas apresentações com crianças em escolas, e com os adultos em eventos da Prefeitura de Curitiba. 

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?