Moradores de rua

Prefeitura de Curitiba nega compra de passagens e exige retratação de Bal. Camboriú

Foto: arquivo/SMCS.

A Prefeitura de Curitiba negou que tenha pago passagens de ônibus para pessoas em situação de rua irem até Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. A acusação aconteceu na última sexta-feira (05), quando uma equipe da Abordagem Social do município catarinense recebeu uma denúncia de que moradores de rua de Curitiba estavam sendo transferidos para o estado.

Na ocasião, o diretor da Abordagem Social e funcionário da prefeitura de Balneário Camboriú, José Henrique Pilica, publicou um vídeo relatando que um grupo de moradores em situação de rua foi flagrado no ônibus que saiu de Curitiba e terminou a viagem na praia de Santa Catarina, perto das 22 horas de sexta-feira.

LEIA TAMBÉM:

>> Calor dispara alerta amarelo para risco de temporal em Curitiba

>> Vídeo! Gato preso em carro em Matinhos em dia de calor intenso é salvo pela PM

Além disso, conforme a denúncia, as passagens teriam sido pagas pela prefeitura da capital paranaense.

Em entrevista para a Tribuna do Paraná, Pilica deu mais detalhes da situação. “Em toda passagem aparece quem comprou e qual empresa fez o pagamento. Nesse caso, a empresa presta serviço para a cidade de Curitiba. Verificamos tudo isso. Iremos ao Ministério Público com os dados da passagem da empresa que consta e farei denúncia no MPSC. Temos a prova”.

Documentos devem ser entregues nesta segunda-feira (08) para o setor jurídico da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Por meio de nota, a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) negou qualquer envolvimento e tentativa de enviar pessoas em situação de rua para a cidade litorânea. O órgão da capital paranaense também afirmou que deseja a retratação do município catarinense.

Leia nota na íntegra:

“A Fundação de Ação Social (FAS) não emitiu nenhuma passagem com destino a Balneário Camboriú para o mês de janeiro. O órgão vai tomar todas as medidas cabíveis para exigir uma retratação do município catarinense que divulgou informações infundadas em vídeo. A entidade esclarece que apenas atende pessoas com concessão de passagens que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar. A concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem. Ressaltamos que a Fundação de Ação Social de Curitiba respeita as diretrizes e política nacional de atendimento às pessoas em situação de rua.”

Homem em situação de rua que foi para Balneário Camboriú voltou para Curitiba

Ainda segundo José Henrique Pilica, o homem foi encaminhado a uma casa de passagem de Balneário Camboriú, onde tomou banho, trocou de roupa e se alimentou. Na sequência, pediu para que a equipe da Abordagem Social entrasse em contato com um familiar em Curitiba, para que pudesse retornar ao Paraná.

“Ele conversou com uma pessoa da família, que pagou a passagem e voltou. As cidades precisam entender que não é correto passar o problema para o outro município. O jeito certo é montar uma equipe multidisciplinar feito pela Saúde com médicos, enfermeiros e psicólogos. Se a pessoa não consegue responder por ela, internação compulsória. Isso é caso de Saúde e não de Assistência. Tenho família em Curitiba e estamos acompanhando que a cidade está passando por um processo igual ao de São Paulo, não está dando conta. Não é o certo o que estão fazendo”, completou Pilica.  

O número exato de pessoas em situação de rua, que teria desembarcado na rodoviária de Balneário Camboriú, vindos de Curitiba, não foi informado pelo município catarinense.

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??
O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna