O uso de cabeamento em postes pelas operadoras de telefonia celular e de televisão a cabo será discutido separadamente por empresa com a administração da Regional Matriz. As reuniões serão agendadas entre a próxima segunda-feira e 1.º de outubro, para que cada operadora apresente suas necessidades e propostas para regularização do compartilhamento em postes.
A medida foi adotada pela prefeitura para resolver o uso irregular de postes e pontos de fiação solta, que expõe a população a riscos de acidentes. Após os encontros individuais com as empresas, que serão mediados pela Secretaria de Governo, no dia 3 de outubro acontecerá nova reunião geral para que as propostas individuais sejam apresentadas e discutidas por todos os envolvidos. Depois dos prazos estipulados para regularização – 60 dias para região central e 90 nos demais bairros -, a Secretaria de Urbanismo iniciará a fiscalização e aplicar multa de R$ 600 por poste irregular.
Só são permitidos quatro cabos por poste. Também foi criado grupo de trabalho que deverá discutir as novas tecnologias, como redes subterrâneas.