O itinerário da linha 216 Cabral/Portão foi alterado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), por questões de segurança, após um ônibus ser incendiado na região do Prado Velho, Vila Torres, na última segunda-feira. A mudança é temporária e já está em vigor.
O ônibus foi incendiado no cruzamento das ruas Manoel Martins de Abreu com Chile por moradores da região. Não houve feridos. É a segunda vez que um veículo da linha é alvo de incêndio, a primeira foi no início de março deste ano. De acordo com a Urbs, nos dois casos houve perda total dos veículos que ultrapassam R$ 2,5 milhões em valores atualizados.
“O maior prejuízo, no entanto, é para o usuário, que tem menos ônibus à disposição para se deslocar”, diz Sérgio Luis de Oliveira, gestor da área de operação de transporte coletivo da Urbs.
O desvio da linha, que transporta 12,1 mil pessoas nos dias úteis, será feito pelas ruas Pref. Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Iapó, Imaculada Conceição e Brasilio Itiberê sem data prevista para voltar à rota original. Confira na imagem aqui, neste link.
O Protesto!
O incêndio contra o ônibus seria uma retaliação à operação policial efetuada na Vila Torres, que resultou na morte de um investigado por tráfico de drogas.
Durante a operação policial, um jovem morreu após troca de tiros com os policiais e outro foi preso portando drogas. A PM não informou se esses dois homens eram alvo de algum dos mandados judiciais.