Tapa na beleza

Prédio histórico da Universidade Estadual do Paraná, em Curitiba, poderá ser restaurado

Unespar restauração
Governo do Estado e prefeitura de Curitiba estudam parceria para restaurar prédio histórico da Unespar. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O prédio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no Centro de Curitiba, construído em 1930, poderá ganhar uma reforma. O governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba estudam uma parceria para restaurar a edificação. Situada na Rua Emiliano Perneta, a instituição já abrigou a primeira sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), denominada atualmente como Campus Curitiba 1 da Unespar.

O imóvel é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), tem 1.246 metros quadrados de área construída em um terreno de cerca de 1,2 mil metros quadrados. A restauração deverá ser feita com o uso de mecanismos de potencial construtivo.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo é transformar o local em espaço de difusão de arte e cultura, restabelecendo as atividades do campus universitário, como os cursos de graduação em Música, Artes Visuais e Museologia, os cursos de pós-graduação, além de ações de pesquisa e extensão relacionadas a essas áreas do conhecimento.

+ Leia mais: Bebês reborn feitos por artesã de Curitiba custam o valor de smartphone; Têm parto simulado, teste do pezinho e certidão de nascimento

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, enfatiza a importância dos prédios históricos na preservação da memória cultural dos cidadãos. “Depois de revitalizado, o local continuará promovendo informação e educação para a comunidade, conectando aspectos da cultura e da ciência”, destacou.

Ele explica que a iniciativa representa um compromisso do governador Ratinho Júnior (PSD) com a preservação de símbolos e monumentos do Paraná. “O governador já autorizou várias obras de revitalização e restauração de edificações em respeito à difusão do patrimônio cultural, que valorizam importantes períodos da história paranaense”, afirmou.

Para o prefeito Rafael Greca, uma vez restaurado, o prédio histórico poderá ser um dos símbolos dos 200 anos da Independência do Brasil no Paraná, que será celebrado em 2022. “Vemos esse prédio como efetivo patrimônio cultural do Paraná e temos muito interesse na volta desse espaço”, afirmou.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

História

Fundada em 17 de abril de 1948, a Embap foi a primeira escola de artes paranaense de nível superior em Curitiba. Pela instituição, passaram artistas, educadores e agentes culturais, sendo considerada fundamental na formação de importantes profissionais do campo das artes plásticas e da música.

+ Veja essa: Fomos conhecer a primeira Starbucks de Curitiba; veja o que tem lá!

Entre os estudantes e professores de destaque estão o maestro Bento Mossurunga, que compôs o Hino do Paraná; os pintores Theodoro de Bona e Guido Viaro; o escultor Erbo Stenzel; o compositor Zbigniew Henrique Morozowicz (Henrique de Curitiba); os pintores Fernando Calderari e João Osório.

Para o governo do Estado, a Unespar contribui para o fomento e a circulação das artes, compreendendo esse segmento como um eixo de economia criativa, com influência significativa na promoção do turismo cultural. Segundo a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, há uma riqueza material nos espaços históricos que deve ser preservada de forma adequada, assegurando inclusive a proteção das expressões arquitetônicas.

“Esse prédio é um patrimônio histórico e cultural da cidade, do Estado e da universidade. O novo espaço será importante para a difusão das artes e acervo das produções artísticas paranaenses”, acrescentou.

Apoio

A legislação municipal permite a comercialização do potencial no mercado da construção civil, sem interferência da Prefeitura, com possibilidade de aplicação de valores de venda na execução de projetos e obras de restauro. O potencial construtivo é de 6.043,16 metros quadrados, calculado pela multiplicação da área total, pelo coeficiente de ocupação do endereço (que é quatro, conforme a Lei de Zoneamento e Uso do Solo), somado à área edificada.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna