Sem lixo na areia

Praias do Paraná ganham reforço de 120 pessoas pra limpeza nesta temporada

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Um total de 120 pessoas contratadas pela Sanepar começaram a trabalhar na limpeza das praias paranaenses desde o último sábado (21). O projeto faz parte do Verão Maior, projeto do governo do estado que vai até o dia 1.° de março de 2020. Diariamente, as equipes da Sanepar farão a coleta manual dos resíduos das praias, num trecho de 48 quilômetros de areia. O material recolhido será transportado pelas prefeituras para local adequado. Atividades de educação socioambiental também estão sendo realizadas.

+ Leia mais: Tempo bom pra cair na estrada! Veja o movimento nas rodovias do Paraná em tempo real

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da empresa de saneamento, Julio Gonchorosky, destacou que a tarefa desempenhada pelos contratados é importante para garantir as praias mais limpas. O diretor também reforçou a necessidade do uso racional da água pelo veranistas e do correto descarte do lixo.

“O serviço de coleta e tratamento de esgoto no Litoral faz com o que o Paraná tenha as praias mais limpas do Brasil, com maior balneabilidade. Cumprimos, assim, nossa função principal que é levar qualidade de vida e saúde à população”, disse Gonchorosky à Agência Estadual de Notícias (AEN).

Equipe que atua na limpeza das praias. Foto:Divulgação/Sanepar.

Esgotamento Sanitário

De acordo com informações divulgadas pela empresa, a Sanepar aplicou mais de R$ 44 milhões na melhoria e ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que aumenta em mais de 80% o atendimento com coleta e tratamento de esgoto no Litoral.

+ Leia mais: Papai Noel junta latinhas o ano inteiro para fazer Festa de Natal em cidade da RMC

Ainda segundo a Sanepar, foram concluídas as obras de ampliação das estações de tratamento de esgoto de Matinhos e de Ipanema, e da estação elevatória de Guaratuba. A empresa também informou que vistoriou cerca de 4,1 mil imóveis, que passaram a ter rede coletora para verificar caixa de gordura e se a ligação está correta.

Abastecimento de água

A promessa é de que não haverá falha no abastecimento de água potável durante o período de veraneio nas praias. A Sanepar diz que implantou dois novos reservatórios em Pontal do Paraná (Balneário Atami e Canoas), fez a recuperação estrutural dos reservatórios de Guaratuba e da Praia Grande, e também da estação de tratamento de água de Matinhos. Em Guaratuba, foram implantados 4 quilômetros de rede de distribuição para reforçar o sistema.

+ Leia ainda: Vídeo revelado pela polícia mostra Porsche acidentado dando ‘cavalo de pau’ em Curitiba

Também foram instalados geradores de energia nos principais sistemas de abastecimento que asseguram a continuidade do fornecimento de água mesmo em caso de falta de energia elétrica. As informações foram divulgadas no site da AEN.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna