A Uber, empresa de transporte privado por aplicativo, deu início a um esquema de melhoria da precisão dos mapas usados para o serviço em Curitiba. A ideia é facilitar o encontro entre motoristas e passageiros no início de uma corrida, principalmente ao identificar os melhores locais de embarque e desembarque em cada região.
Para que isso aconteça, a empresa vai disponibilizar cerca de 30 veículos equipados com receptores, radares a laser e câmeras de alta precisão pelas ruas da cidade nas próximas semanas. Esse tipo de mapeamento já foi realizado em outras capitais, como Rio de Janeiro, Campo Grande e Belo Horizonte. Mapas precisos são o coração do nosso serviço e a espinha dorsal do nosso negócio”, afirma Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber na América Latina.
Atualmente, a tecnologia de mapas da Uber é terceirizada de empresas como Google e TomTom. Com o projeto, os dados obtidos por essas companhias não serão substituídos, apenas aperfeiçoados. Para isso, a empresa explica que os veículos de mapeamento irão coletar dados como acessos a edifícios e pontos comerciais e condições de calçada. Entre os principais exemplos de uso da novidade encontram-se saídas de eventos ou de shoppings, que serão melhor reconhecidas depois das atualizações.
A aplicação das melhorias, no entanto, não é instantânea – os passageiros devem começar a senti-las dentro de alguns meses. Isso porque, conforme a Uber, ainda será necessário refinar os resultados obtidos e aplicar na tecnologia para atender as demandas.
Custo do Uber por corrida vai aumentar de R$ 0,75 para R$ 1,20 em Curitiba