Gigantes!

Porto de Paranaguá recebe fragata e navio-aeródromo da Marinha brasileira. Dá pra visitar?

O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história.
O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história. Foto: Marinha do Brasil.

O Porto de Paranaguá é uma das paradas de duas embarcações da esquadra da Marinha Brasileira. A Fragata Independência (F-44) e Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) chegaram nesta quinta-feira (20) e permanecem atracados no cais paranaense até a manhã da próxima segunda-feira (24). Infelizmente, por causa da pandemia de covid-19, as visitas às embarcações da Marinha do Brasil não estão liberadas.

O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história. São 208 metros de comprimento (loa) e 31,7 metros de largura (boca). Entre marinheiros, oficiais e aspirantes, o navio-aeródromo chegou com 1.100 pessoas a bordo.

O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história.
O A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda a história. Foto: Marinha do Brasil.

Já a Fragata faz sua segunda passagem pelo cais paranaense. A embarcação já havia atracado em janeiro de 2019, quando até chegou a abrir para a visitação pública. Menor, a Fragata Independência mede 129,5 metros de comprimento (loa) e 13,6 metros de largura (boca). A bordo desta, eram 500 tripulantes.

“Ficamos honrados em receber, aqui no Porto de Paranaguá, essa importante operação que faz parte da formação dos aspirantes à carreira na Marinha do Brasil”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

++Leia mais!

>> Viaturas de guerra destinadas ao Exército chegam a Paranaguá. Conheça detalhes!

>> Porto de Paranaguá recebe 30 tanques de guerra vindos dos Estados Unidos

>> Caminhão usado em 11 de setembro em Nova York chega ao Paraná

>> Dez caminhões americanos Peterbilt 389 chegam ao Paraná. Veículos seguem para colecionadores

Sem visitas

Desta vez, em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias e às medidas de prevenção à Covid-19, as embarcações não estão abertas às visitas públicas.

A Fragata faz sua segunda passagem pelo cais paranaense.
A Fragata faz sua segunda passagem pelo cais paranaense. Foto: Claudio Neves/Portos de Paranaguá.

Operação

A passagem dos navios militares no porto paranaense é uma das atividades da edição 2022 de uma tradicional operação da Marinha, o Aspirantex. O evento teve início no último dia 6 e segue até o próximo dia 27. O comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), contra-almirante Marcelo Menezes Cardoso, está à frente do grupo-tarefa, responsável pelo planejamento e execução das atividades.

Com atividades em área marítima, do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, além do Porto de Paranaguá, a operação também esteve nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).

O objetivo da Operação Aspirantex é contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da esquadra, e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval sobre a vida no mar.

+Relembre! As cargas mais curiosas que já desembarcaram no Porto de Paranaguá!

A operação está dividida em fases: pré-comissão, fases de mar, fases de porto e regresso. Durante as fases de mar, são realizados diversos exercícios de caráter militar, relacionados às tarefas básicas do Poder Naval, e ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

Já nas fases de porto, os navios cumprem reabastecimento logístico, tal como recebimento de gêneros alimentícios, material comum e combustível, sempre atentando às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Visitantes

Aproveitando que o Porto de Paranaguá está recebendo, pelo menos, 1.600 visitantes, o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli, fez questão de impulsionar o turismo pelo Litoral do Estado.

“É uma oportunidade para que os marinheiros e oficiais conheçam a nossa região que é rica em beleza natural e sabe receber. Para isso, disponibilizamos cerca de 300 Revistas de Bordo, feita pelo Porto, para fomentar o turismo”, afirma Pioli.

Em formato A3, em 28 páginas, a publicação traz imagens e opções de roteiros, indica a distância e modo de chegar a cidades, praias e ilhas de todo o litoral paranaense.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna