A crise chegou?

Por economia, Correios não vão mais abrir aos sábados

A partir desta semana, as agências dos Correios não abrem mais aos sábados. Segundo comunicado da empresa divulgado nesta terça-feira (15), a decisão afetará a rotina de 685 das 700 agências que funcionavam nesse dia da semana. Não foram informadas quais são as cinco agências que continuam trabalhando aos sábados. Ainda de acordo com a nota, a estratégia foi adotada porque o fluxo de clientes cai de forma drástica nos finais de semana.

A medida faz parte de uma série de decisões que a direção da empresa está tomando com o objetivo de reverter o déficit e equilibrar as contas. Segundo o comunicado, as ações atingem todas as áreas da empresa.

Com as ações de redução de despesas, espera-se alcançar uma economia de pelo menos R$ 1,6 bilhão só para este ano. Além do fechamento das agências aos sábados, foi feito um corte de 50% em relação ao investido no ano passado na área de publicidade e patrocínio, o que deve gerar uma poupança de R$ 190 milhões.

De custeio administrativo, a estatal planeja racionar mais de R$ 100 milhões. Diversos contratos de aluguel em todo o país estão sendo renegociados. Unidades alugadas pela Postal Saúde — administradora do plano de saúde dos empregados — estão sendo devolvidas e o setor está retornando para as dependências próprias dos Correios.  Medidas como a redução de diárias e passagens e do consumo de papel e toner, entre outras, também já foram implantadas.

Aumento de receitas

Para equilibrar as contas, ainda serão adotadas algumas medidas de incremento das receitas, além dos cortes de gastos. Dentre essas ações, está a ampliação no número de agências que oferecem venda de consórcios de várias modalidades, como veículos e imóveis. Atualmente, o serviço está presente em 190 unidades; este número saltará gradativamente para 1.822 a partir de abril e chegará a 3.200 agências até o final do ano. A estratégia foi baseada em dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), que apontam para um crescimento de 13,9% no mercado de 2014 para 2015.

Outra aposta é a entrada dos Correios no mercado de telefonia móvel, por meio do MVNO. Nos próximos dias deve ser escolhido o parceiro para a venda de chip com a marca Correios. O valor mínimo previsto para a operação pretendida é de R$ 282 milhões, para um período de cinco anos.

A partir desta semana, as agências dos Correios não abrem mais aos sábados. Segundo comunicado da empresa divulgado nesta terça-feira (15), a decisão afetará a rotina de 685 das 700 agências que funcionavam nesse dia da semana. Não foram informadas quais são as cinco agências que continuam trabalhando aos sábados. Ainda de acordo com a nota, a estratégia foi adotada porque o fluxo de clientes cai de forma drástica nos finais de semana.

A medida faz parte de uma série de decisões que a direção da empresa está tomando com o objetivo de reverter o déficit e equilibrar as contas. Segundo o comunicado, as ações atingem todas as áreas da empresa.

Com as ações de redução de despesas, espera-se alcançar uma economia de pelo menos R$ 1,6 bilhão só para este ano. Além do fechamento das agências aos sábados, foi feito um corte de 50% em relação ao investido no ano passado na área de publicidade e patrocínio, o que deve gerar uma poupança de R$ 190 milhões.

De cus,teio administrativo, a estatal planeja racionar mais de R$ 100 milhões. Diversos contratos de aluguel em todo o país estão sendo renegociados. Unidades alugadas pela Postal Saúde — administradora do plano de saúde dos empregados — estão sendo devolvidas e o setor está retornando para as dependências próprias dos Correios.  Medidas como a redução de diárias e passagens e do consumo de papel e toner, entre outras, também já foram implantadas.

Aumento de receitas

Para equilibrar as contas, ainda serão adotadas algumas medidas de incremento das receitas, além dos cortes de gastos. Dentre essas ações, está a ampliação no número de agências que oferecem venda de consórcios de várias modalidades, como veículos e imóveis. Atualmente, o serviço está presente em 190 unidades; este número saltará gradativamente para 1.822 a partir de abril e chegará a 3.200 agências até o final do ano. A estratégia foi baseada em dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), que apontam para um crescimento de 13,9% no mercado de 2014 para 2015.

Outra aposta é a entrada dos Correios no mercado de telefonia móvel, por meio do MVNO. Nos próximos dias deve ser escolhido o parceiro para a venda de chip com a marca Correios. O valor mínimo previsto para a operação pretendida é de R$ 282 milhões, para um período de cinco anos.