De acordo com relatos dos moradores do Jardim Centauro, um crime vem se popularizando nos últimos meses. É o assalto nos pontos de ônibus da região. “Recentemente esse tipo dde roubo tem acontecido bastante. Eles geralmente estão em dois e em bicicleta. Param no ponto, dão voz de assalto, levam dinheiro, celular e relógios e saem em disparada. Na maioria das vezes são trabalhadores, que saem cedo de casa para ir ao serviço”, diz João*, morador do bairro há mais de 20 anos.
Ainda segundo João, andar de noite pelas ruas do bairro é pedir para se assaltado. “Não tem segurança nenhuma para irmos a qualquer lugar próximo andando. As ruas são escuras e sempre há alguém suspeito”, diz.
Quando volta da aula, à note, Maria* afirma que é tomada pelo medo toda a vez que encosta o carro na garagem. “A gente nunca sabe o que pode acontecer”, diz. Ela ainda revela que instalou dois cadeados no portão de casa para evitar os arrombamentos. “Quase toda semana percebo que tentaram forçar o motor do portão para entrar em casa. Vamos ver até quando os cadeados vão funcionar”, conta.
*Os nomes usados nesta matéria são fictícios para preservar a identidade dos moradores que colaboraram com a reportagem.