Neste sábado (07), o caminhão que faz o recolhimento do lixo tóxico volta ao ponto próximo ao Terminal Boa Vista. Quem tiver lâmpadas fluorescentes, baterias, toners, tintas e outros resíduos para entregar, deve estar atento à mudança de endereço. Agora, o veículo fica estacionado na Rua João Havro, 245, entre as ruas Carlos de Campos e José Merhy.
O calendário completo já está atualizado no site da Prefeitura de Curitiba e informa as datas e os locais até o final de 2021. O serviço é gratuito e destinado a pequenas quantidades domiciliares (até 10kg por pessoa). O recolhimento acontece sempre das 7h30 às 15h.
LEIA TAMBÉM:
>> Quer evitar longas filas na vacinação da covid em Curitiba? Veja essas dicas
>> Desmatamento ilegal é descoberto no Litoral do Paraná pelo IAT; multas chegam a R$ 790 mil
Podem ser levados materiais como pilhas, baterias, toners de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes (até dez unidades), equipamentos eletrônicos portáteis, óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros).
O material recebido é descarregado pelo caminhão a cada 15 dias e encaminhado a um aterro industrial para a destinação correta, conforme o tipo de resíduo. Terminais de ônibus com maior movimento recebem o descarte de até 80 pessoas por dia.
Cuidados
Até o momento de levar para os caminhões, o lixo tóxico deve ser armazenado em casa, separado dos resíduos domiciliares e recicláveis para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. O descarte indevido pode causar contaminação do solo, da água e do ar, pela liberação de metais pesados e outros componentes químicos.