Foi emitida na quarta-feira (26) a licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná. A licença, concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT), autoriza o Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, a iniciar os projetos básico e executivo de engenharia. A construção da ponte, no entanto, só poderá ser iniciada quando o IAT emitir a licença de instalação.

continua após a publicidade

LEIA MAIS – Pesquisa indica que 53,2% dos curitibanos desaprovam gestão de Lula; Vote na enquete!

Para isso, o consórcio terá que apresentar, além dos projetos básico e executivo, o plano de controle ambiental, o memorial descritivo da implantação e o cronograma de obras. A licença prévia também especifica os cuidados necessários com ruídos, destinação de resíduos, supressão vegetal e controle da flora e da fauna. A previsão é que em até seis meses o projeto seja analisado e a licença de instalação seja concedida.

LEIA AINDA – BR-277 e BR-376 têm fluxo intenso nesta sexta-feira, véspera de feriado. Siga em tempo real!

continua após a publicidade

A partir daí, a obra pode começar, o que deve acontecer no segundo semestre desse ano. O prazo para a execução é de 24 meses e, portanto, o empreendimento deve ser concluído no final de 2025. A ponte, que vai ligar Guaratuba ao município de Matinhos, vem sendo aguardada pela população há cerca de quatro décadas. Atualmente, a única conexão entre os dois municípios é pelo ferry-boat. O investimento do estado para viabilizar a obra é de R$ 386,9 milhões.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!