Fraturas expostas

Policial militar fica ferido em Curitiba após ser atingido por coice de cavalo

Na imagem, entrada do Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio”, unidade da Polícia Militar do Paraná em Curitiba
Acidente aconteceu no Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio”, em Curitiba. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

Um policial militar foi atingido na manhã desta terça-feira (26) por um coice de cavalo no interior do Regimento de Polícia Montada (RPMon), no bairro Tarumã, em Curitiba. Com a pancada, o PM ferido teve fratura exposta de tíbia e fíbula da perna esquerda.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o policial de 34 anos é o capitão Carlos Henrique Casagrande. Ele foi encaminhado ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba.

Regimento de Polícia Montada

O Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon), é unidade operacional mais antiga da Polícia Militar do Paraná, instituída pela Lei n°522, de 28 de junho de 1879. É localizado na Rua Konrad Adenauer, 1166, no bairro Tarumã, em Curitiba.

O RPMon atua em locais com grande concentração de pessoas, como eventos esportivos, shows e também situações de segurança especial, como escoltas de dignitários, sendo responsável pelo patrulhamento montado em todo o Estado, em especial, na cidade de Curitiba e na Região Metropolitana.

Em circunstâncias especiais, pode ser aplicado em ações de restabelecimento e manutenção da ordem pública, como em casos de distúrbios civis e emergências. Ressalta-se que também há Pelotões de Cavalaria nas cidades de Cascavel e de Ponta Grossa.

Equoterapia

Dentro da sede do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” , ainda há o 2º Esquadrão de Polícia Montada (2ºEPM), responsável pela Equoterapia. A atividade foi regulamentada em 2016 e, no mesmo ano, foi reconhecida como método de reabilitação de pessoas com deficiência. O 2° Esquadrão também é responsável pela capacitação dos novos patrulheiros para o policiamento a cavalo.

Cavalos do Regimento participam de equoterapia com crianças e pessoas com deficiência. Foto: Israel Franca/Via AEN

Homenagem

Cândido Dulcídio Pereira nasceu em Curitiba em 1861 e ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro em 1878. Em 1887, foi promovido a Alferes da Cavalaria e transferido para o 8° Regimento de Cavalaria no Paraná. Ele ocupou o cargo de Comandante do Corpo de Polícia, mais tarde chamado “Regimento de Segurança” e agora conhecido como PMPR.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna