Policiais perseguem bandidos por três bairros

A ousadia de três bandidos provocaram alvoroço, no início da tarde de ontem, nos bairros São Francisco, Mercês e Bom Retiro. Perseguidos pela polícia, os suspeitos, num Polo roubado, colidiram contra um caminhão, quase atropelaram pedestres e só pararam ao entrar numa rua sem saída.

Mesmo assim, não se entregaram e trocaram tiros com os policiais. A muvuca terminou com as prisões de Luiz Alberto Zanquettin Lemes e Walter Fernando Lago Gabriel, ambos de 28 anos. Mesmo com o cerco formado por dezenas de viaturas e o helicóptero da polícia, o terceiro marginal conseguiu fugir.

A correria começou por volta das 14h, quando dois policiais do Pelotão de Motos patrulhava o bairro São Francisco. Ao passar pela Rua Presidente Carlos Cavalcanti, perceberam a movimentação estranha de três indivíduos – que correram e entraram num Polo preto – e resolveram abordá-los. Porém, os marginais arrancaram com o carro, tentaram derrubar as motos dos policiais e entraram na Avenida Manoel Ribas.

Terror

A partir daí, iniciou-se a perseguição. Acostumados com a tranquilidade do bairro, moradores e comerciantes se assustaram com o barulho das viaturas e as manobras arriscadas praticadas pelos fugitivos.

“O Polo subiu a calçada, bateu num caminhão, estourou um dos pneus e mesmo assim não parava”, relatou o empresário Anderson Lago, que quase foi vítima dos bandidos. “Estava parado em frente à minha empresa e o carro podia ter me atingido. Pedestres tiveram que pular para não serem atropelados”, descreveu.

Mais à frente, os bandidos entraram na Rua Tapajós e, quase no final dela, dobraram à esquerda na Rua Teffé, Bom Retiro, onde uma pracinha os deixou sem saída.

“Os três saíram do carro e trocaram tiros com os policiais”, contou o tenente Foltran, do 12.º Batalhão da PM. Ninguém foi baleado e Walter, que feriu-se durante a perseguição, foi detido com uma pistola calibre 45.

Invasões

Os outros bandidos fugiram, cada um para um lado. Entraram em residências e pularam muros na tentativa de escapar. Rapidamente, a região foi tomada de viaturas do 12.º BPM e da Polícia de Choque.

Em poucos minutos, Luiz Alberto foi preso, a uma quadra de onde ocorreu o tiroteio, na Rua Tenente-Coronel Manoel Miguel Ribeiro. Ele estava com uma pistola calibre 632.

“Essa arma tinha dispositivo para transformá-la numa espécie de metralhadora”, ressaltou Foltran. Com a dupla, a polícia encontrou aproximadamente R$ 2 mil. O outro marginal não foi localizado.

Furtos

A polícia apurou que o Polo era roubado e estava com as placas adulteradas. No porta-malas, foram encontrados módulos e painéis automotivos e peças de outros veículos.

“Ao que tudo indica, eles são especializados em furtos de automóveis”, afirmou o tenente.  Há informações que eles teriam participado do furto de um Palio, em frente a uma clínica de pediatria, no Bigorrilho, na manhã de ontem.

Walter e Luiz Alberto contavam com passagens pela polícia. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), onde foram autuados em flagrante por receptação, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador.

Aliocha Maurício
Luiz e Walter foram levados pra DFRV com o que tinham no porta-malas. Terceiro suspeito fugiu.