Contenda

Polícia persegue quadrilha que invadiu mercado de Contenda

Uma quadrilha roubou R$ 25 mil de um mercado em Contenda, no início da noite de segunda-feira (28) e, na fuga, baleou um policial militar. A perseguição continuou durante toda a madrugada e um suspeito morreu baleado em outro confronto, por volta das 8h de ontem. Um dos assaltantes que conseguiu fugir foi reconhecido pelas vítimas por fotografias, como sendo o mesmo que cometeu um latrocínio em Araucária, na semana passada.

Pouco antes das 20h, quatro assaltantes entraram no estabelecimento e levaram dinheiro, cheques, celulares e até a aliança dos proprietários. Uma testemunha avisou a Polícia Militar e os dois policiais que estavam na cidade foram até o local. Os ladrões fugiram pelos fundos do mercado e foram perseguidos.

Eles trocaram tiros com os policiais e o soldado Eugênio Silva Filho, 35 anos, do 17.º Batalhão, levou um tiro, que passou pelo lado do colete. Os quatro invadiram uma residência, fizeram uma família refém e levaram o Gol das vítimas. Eugênio foi operado no Hospital do Trabalhador e, segundo os colegas, passa bem e está internado no Hospital da Polícia Militar.

Perseguição

Testemunhas relataram que uma moto e em um Fox, roubado em 7 de janeiro, em Santa Felicidade, em Curitiba, davam cobertura ao assalto. O carro foi abandonado e levado ontem para a delegacia da Lapa. A motocicleta não foi identificada.

Segundo o capitão Sampaio, comandante da 2.ª Companhia do 17.º BPM, um dos assaltantes é Ednilton dos Santos, conhecido como “Visage”. “Na semana passada ele participou de um assalto que resultou na morte do aposentado João Forbeck, em uma propriedade rural de Araucária”, explicou o tenente.

Até o fim da tarde de ontem, nem o Gol nem o produto do roubo foram localizados. Os bandidos, que seriam moradores de Contenda e da Lapa, são procurados.

Confronto por acaso

Pelas informações conseguidas por testemunhas, policiais militares foram à residência de familiares de Erminio Ivan Belo Senico, 41 anos, na região do Campo do Bastião, bairro Catanduvas do Sul, em Contenda. Os policiais encontraram uma moto diferente da que participou do assalto. Porém, o veículo estava com o chassi raspado e sem as placas. Eles acreditam que ela seja roubada.

Os policiais também apreenderam cinco armas, várias facas e mais de 200 munições. Erminio não estava lá, mas, ao passar novamente perto da casa, na manhã de ontem, os policiais encontraram-no na rua e o suspeito trocou tiros com a polícia. Ele tentou se esconder em um matagal, mas foi baleado e morreu.

Antecedente

Uma mulher, que não quis se identificar, disse que Ermínio era pai de quatro filhos, e que estava em liberdade há pouco tempo. “Ele foi preso em 2009 por tráfico de drogas, e depois que se envolve com a criminalidade, é muito difícil ter uma vida normal novamente”, disse a moça. Essas informações não foram confirmadas pela polícia.