Faltando pouco menos de dois anos para Copa do Mundo do Brasil, a Polícia Civil do Paraná está num estágio bem próximo do ideal para fazer o trabalho de polícia judiciária nos jogos que serão disputados na Arena da Baixada, em Curitiba. Desde o início de 2010, os jogos de futebol em Curitiba tem tido a atenção da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), que além de dentro do estádio, é responsável por tudo que ocorre num raio de cinco quilômetros. Para o Mundial, a delegacia deve receber mais uma incumbência: fiscalizar hotéis, motéis e casas noturnas. “Há um projeto na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) para que passemos a cuidar disso também. Durante a Copa, com muitos turistas estrangeiros por aqui, esse tipo de fiscalização será muito importante”, destacou o delegado titular da Demafe, Clóvis Galvão Gomes.
Gomes lembrou ainda que a Polícia Civil conta em seus quadros, atualmente, com 312 policiais aptos a falar inglês, espanhol ou francês de maneira fluente. “Durante a Copa eles estarão todos à disposição da Demafe”, disse.
Gomes contou que participa de uma câmara temática chefiada pela Polícia Federal (PF) e que engloba órgãos de segurança de todas as doze cidades que sediarão os jogos. “Aqui no Paraná, nós trabalhamos em Atletibas para 30, 40 mil pessoas, por exemplo, e já temos toda a sistemática que dá certo. Então não nos preocupamos tanto com os jogos de grande público. O que nos preocupa é o que nós não conhecemos, como o terrorismo, o hooliganismo, etc. Para isso, essas câmaras estão nos preparando, para que quando a Copa chegar saibamos lidar com esse tipo de situação”, explicou o delegado.
Ônibus
Gomes contou que antes da existência da Demafe, o trabalho da Polícia Civil era esporádico, apenas nos jogos de grande apelo popular. “Hoje, vamos a todos os jogos das séries A e B”, disse o delegado, no Estádio Janguitto Malucelli, durante o jogo entre Atlético e CRB pela Série B do Brasileirão. Ele contou que como o trabalho da Demafe vem dando certo, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), enviará ao Paraná, em janeiro, como contrapartida, um ônibus totalmente equipado para servir como sede móvel da delegacia, facilitando o trabalho dos policiais.
Durante a vitória de 4 a 1 do Atlético sobre o time alagoano, na tarde desta terça-feira (11), o público se comportou bem e não aconteceram maiores incidentes. “Registramos apenas um termo circunstanciado de um vendedor de bebidas que foi flagrado por um segurança do Atlético vendendo bebida alcoólica, que é proibido nos estádios do Paraná”, contou.