A revitalização da Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri, em Curitiba, chamou atenção nas redes sociais. Isso porque alguns bancos foram colocados voltados para a ciclovia, causando transtorno entre pedestres e ciclistas.
O caso foi relatado pela Tribuna do Paraná no final do ano passado, mas ganhou repercussão nos últimos dias. “A recém inaugurada ciclovia na região [da Erasto Gaertner] tem sido uma boa opção para andar pelo bairro Bacacheri. A única ressalva são os bancos, que ficam voltados para a ciclovia. Por esse motivo, é preciso estar atento e andar devagar para não atingir nenhum pedestre.”
As vereadoras Camilla Gonda (PSB) e Laís Leão (PDT) foram até o local e repercutiram o caso nas redes sociais nesta semana. “Ao planejar a requalificação dos espaços públicos, é preciso pensar na mobilidade de todos, evitando trabalho redobrado e custos adicionais”, afirmou Camilla. Segundo as parlamentares, pedidos, requerimentos e sugestões sobre a revitalização da Erasto Gaertner serão enviados à Prefeitura.
Prefeitura muda disposição dos bancos
Os bancos da quadra entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a rua Estados Unidos estão voltados para o comércio. No entanto, há bancos voltados para a ciclovia ao longo da Erasto.
Em nota enviada no final da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Curitiba informou que houve alteração na posição dos bancos em um trecho da Avenida Erasto Gaertner. A disposição dos bancos, segundo a nota, foi realizada conforme previsto no projeto.
Eles “haviam sido instalados muito próximos à ciclovia. O ajuste foi executado dentro do prazo de garantia da obra, sem gerar custos adicionais ao município”, complementa a nota.
Manutenção em dia após reportagem
Em novembro do ano passado, a reportagem da Tribuna do Paraná fez um passeio de 24 km pelas ciclovias de Curitiba e encontrou mato alto, lixo, falta de sinalização e asfalto quebrado.
Ainda em dezembro, a reportagem voltou aos locais apontados e percebeu que a prefeitura realizou reparos e manutenção nos trechos problemáticos. A roçada foi feita, o mato cortado, a sinalização foi reforçada com placas e pintura de faixas no asfalto e o lixo acumulado próximo da ciclovia foi retirado.