Policiais militares que atendiam uma ocorrência, a explosão de caixas eletrônicos do Banco do Brasil, em Balsa Nova, na manhã deste sábado (22), tiveram que parar o que faziam para atender um caso paralelo. Um cão da raça pitbull atacou outro cachorro, vira-latas, que andava pela Avenida Brasil, a rua do banco.
Inicialmente, ao ser atacado, o vira-latas conseguiu reagir e morder o pitbull, que se enfureceu mais ainda, conseguiu se livrar do vira-latas e o atacou no pescoço. Várias pessoas tentaram separar os cães, de várias maneiras. Primeiro puxando os animais, depois jogando água na boca e na cabeça do pitbull e, já num momento de desespero, até chutando o cão.
Um policial militar jogou spray de pimenta na boca e nos olhos do pitbull, que nem assim soltou o pescoço do vira-latas. Neste momento, algumas pessoas arranjaram uma corda, conseguiram colocar no pescoço do pitbull, como um enforcador, e apertaram. Demorou quase dois minutos, mas o pitbull finalmente cedeu, possivelmente com falta de ar, e começou a afrouxar a mandíbula.
Ele só soltou do outro cão quando uma pessoa se aproximou e, corajosamente, abriu a mandíbula do animal com as mãos. O pitbull ficou desorientado, caído no asfalto, até recobrar os sentidos e sair andando.
Moradores locais, que conheciam o pitbull, disseram que o animal pertence à dona de uma lanchonete, situada próxima ao Banco do Brasil, que sempre deixa o bicho à solta na rua.
Poucos minutos antes da briga, uma criança passou de bicicleta pela calçada e o pitbull ameaçou ir atrás, mas teve a atenção distraída por outro cão que passou ao mesmo tempo e conseguiu fugir da fera.