Tabela salarial

Piso salarial dos professores do Paraná pode ter reajuste de até 48,7% em 2022

sala de aula
Aula em escola da rede estadual do Paraná. Foto: Divulgação/Seed-PR

O governo do Paraná deve anunciar na próxima segunda-feira (06) os detalhes de uma proposta de reajuste salarial para os professores da Rede Estadual de Ensino. Segundo informações do jornal Boa Noite Paraná, da RPC, o reajuste para quem está no início da carreira pode chegar a 48,7%. Já o reajuste médio da categoria, de acordo com a proposta, é de aproximadamente 20%.

>> Assista! Ratinho Jr fala sobre o reajuste dos professores no Paraná

O valor atual do piso de salário para o professor em início de carreira no Paraná é de R$ 3,7 mil. Se o reajuste ocorrer, esse valor poderia chegar a R$ 5,5 mil.

+ Leia mais: Morre Saul Raiz, prefeito de Curitiba entre os anos de 1975 e 1979

De acordo com o Boa Noite Paraná, o governo informou que o recurso para garantir o aumento viria do Governo Federal, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O que diz a categoria

No sábado (04), a APP-Sindicato, que representa os professores, disse que não teve acesso à proposta e fez críticas ao modo como a notícia do reajuste foi anunciada. “O governo, mais uma vez, anuncia medidas para os/as servidores/as sem debater com o sindicato da categoria… Desde sempre lutamos para realizar debates com o governo sobre os recursos da educação, especialmente sobre o FUNDEB”, escreveu o sindicato em nota. 

Ainda em nota, a APP Sindicato informou que “já solicitou reunião com o governo e com deputados/as para que a proposta seja discutida antes da entrada na Assembleia Legislativa”. O sindicato também explicou que “sempre defendeu a aplicação do piso para professores/as da ativa e aposentados/as, bem como a aplicação do índice com impacto em toda a tabela salarial”.

A APP Sindicato destacou que o governo não atualiza o piso dos professores desde 2014.

O que diz o governo

A Tribuna procurou a Secretaria Estadual de Educação (Seed) para mais detalhes sobre a proposta de reajuste de salário dos professores, que afirmou por meio de sua assessoria que dará mais detalhes do reajuste em entrevista coletiva na próxima segunda-feira (06).

Viola expulsa Luma do restaurante
Mania de Você

Viola expulsa Luma do restaurante

Clarice repreende Juliano
Garota do Momento

Clarice repreende Juliano

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna