Fatal

Perseguição tem acidente e termina com troca de tiros entre policiais e bandido

Confronto com policiais militares em um matagal no fim da Rua Wilson Stadler, Pinheirinho, foi fatal para um suspeito de roubar carros. Durante madrugada de ontem, o Jetta preto roubado em que o marginal estava, acompanhado de um comparsa, foi localizado pela PM trafegando pela Linha Verde.

A perseguição seguiu por alguns quilômetros, até o cruzamento da Rua João Rodrigues Pinheiro, onde o bandido que estava ao volante perdeu o controle do automóvel e bateu contra o semáforo. Segundo a polícia, os dois desceram do carro e fugiram em sentidos opostos.
Um deles desapareceu entre as ruas do bairro, mas o outro cruzou com uma viatura da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) do 13.º Batalhão, logo após atravessar o matagal. De acordo com os PMs, o indivíduo atirou e foi morto no revide. Contudo, não foi informado qual arma o suspeito portava. O corpo permanece sem identificação no Instituto Médico-Legal (IML). Trata-se de um rapaz aparentando entre 25 e 30 anos, que vestia calça jeans, camiseta azul, cinto bege e tênis.

São José

Desde sexta-feira, outros três suspeitos de crimes morreram ao enfrentar policiais militares, em São José dos Pinhais. Ainda na tarde de segunda-feira, Reinaldo Ferreira dos Santos, 19 anos, e dois comparsas invadiram casas para assaltar, no bairro Guatupê, mas vizinhos chamaram a polícia. No primeiro confronto, um dos suspeitos foi baleado e levado ao hospital. Os outros dois fugiram pelos telhados da vizinhança, mas enfrentaram a polícia de novo e Reinaldo tombou. Com ele a polícia encontrou um revólver calibre 38. O terceiro conseguiu fugir.

Um homem aparentando pouco mais de 30 anos foi morto no confronto com a PM, na invasão do Jardim Independência, por volta das 16h30 deste sábado. O rapaz também portava um revólver calibre 38. O corpo ainda aguarda identificação no Instituto Médico-Legal. Os PMs do 17.º Batalhão verificavam denúncia que gangues iriam se confrontar, quando o desconhecido e mais três comparsas teria atirado contra a equipe. Os outros fugiram.

Na sexta-feira, um dos suspeitos de matar um policial militar durante tentativa de assalto em um posto de combustíveis, em São José dos Pinhais, na noite anterior, morreu em confronto com PM. José Luiz da Silva, 54 anos, reagiu à abordagem e foi baleado, no bairro Borda do Campo. Com ele também foi apreendido um revólver calibre 38.

Estatísticas

De acordo com a 8.ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná é o quinto estado em que a polícia mais matou em serviço no ano passado. Foram 151 mortes, equivalente a 1,4 por 100 mil habitantes. O Paraná fica atrás do Rio de Janeiro (2,5), Bahia (2,1), Pará (1,9) e São Paulo (1,5). Se forem consideradas apenas as mortes causadas por policiais militares, o Paraná fica no segundo lugar, empatado com o Pará, com taxa de 1,3 morte a cada 100 mil habitantes, perdendo só para a Bahia, que registra 1,6.