Nos próximos dias, quem passar pelo centro de Curitiba na hora do almoço vai encontrar uma atividade inusitada. Atores vestindo túnicas brancas vão chamar a atenção para o problema das mortes violentas no trânsito em quatro pontos considerados mais críticos pelo registro de acidentes.
As performances ocorrerão de quinta-feira (16/11) a sábado (18/11), das 11h30 às 13h30, no cruzamento das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Marechal Deodoro; na Avenida Sete de Setembro, próximo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); no cruzamento entre a Avenida Silva Jardim e a Rua Alferes Ângelo Sampaio e na Avenida Visconde de Guarapuava.
- Pedido entrava agendamento de júri popular de Carli Filho
- Obra tão esperada em trecho caótico da Linha Verde já está rolando
- Idoso é atropelado por ônibus no São Francisco
“A prevenção e a conscientização são fatores primordiais para conseguirmos reverter o número alarmante de mortes e acidentes graves registrados no trânsito”, afirma a superintendente municipal de Trânsito, Rosângela Battistella. De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país que mais registra mortes no trânsito: são 47 mil vidas perdidas todos os anos, além de outras 400 mil pessoas que ficam com algum tipo de sequela.
A intenção é chamar a atenção do maior número de pessoas para os problemas enfrentados diariamente no trânsito. “Os atores estarão em regiões bem movimentadas para chamar a atenção de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas para os perigos da desatenção e da irresponsabilidade no trânsito, para si mesmo e para os outros”, explica o diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran), Evanilson Ricardo Klinger.
A atividade é uma preparação para o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado no próximo domingo (19/11). Para marcar a data, a EPTran está preparando uma programação especial que poderá ser conferida por quem visitar o Parque Barigui na tarde de domingo (19/11). Voluntários, vestidos de branco, distribuirão mudas de árvore e repassarão informações sobre a data, além de atores que estarão circulando pelo parque com encenações sobre alertas no trânsito.
O encerramento, por volta das 17h, será marcado por uma caminhada até o Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito, localizado dentro do parque, e com a apresentação de um quarteto de violino em homenagem às vítimas. A ação tem o apoio de instituições parceiras, como o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Polícia Rodoviária Federal.