Está explicado! Aquela placa que foi colocada em uma pista de skate no Parque Ambiental, no Alto da XV, em Curitiba, fazia parte de uma ação contra a privatização de locais públicos. A placa dizia que a praça seria privatizada e que os custos para utilização estavam em um QR code abaixo. A ação preocupou moradores e gerou muita repercussão negativa nas redes socais.
A ação foi realizada pela Federação dos Trabalhadores de Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), que através das placas buscou debater e conscientizar a sociedade sobre esta questão da privatização de locais que a população utiliza no dia a dia.
LEIA TAMBÉM:
>> Pista de skate alvo de “piada de mau gosto” será reformada em Curitiba
>> Cenário de fotos, “Rua do outono” em Curitiba valoriza imóveis na região
A ação!
Para o lançamento da Campanha Nacional Contra a Privatização, uma ação foi organizada em um bairro de Curitiba. Em uma manhã de domingo, frequentadores se depararam com pistas de skate, quadras e praças fechadas por faixas. Junto, uma placa informando que o local havia sido privatizado – e que agora seria necessário pagar para utilizar o espaço.
“Do dia para a noite, algo que era benéfico e gratuito para todo mundo passa a ter uma etiqueta de preço para benefício de poucos. É um exemplo simples, com o qual queremos chamar a atenção sobre quem ganha e quem perde com isso, criando um paralelo com todas as privatizações que aconteceram e estão acontecendo”, explicou Deonísio Schmidt, presidente da Fetec-CUT-PR. A Federação acredita que, para esse debate ser democrático, toda a sociedade precisa ter acesso à informação de forma simples e digital.
A campanha tem forte apelo regional, já que diversos ativos estratégicos do Paraná estão sob ameaça de privatização, como Copel e subsidiárias da Petrobras, e abrangência nacional, pelo fato de os bancos públicos – Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES – e tantas outras empresas públicas serem essenciais para o país inteiro.
Prefeitura anuncia reforma na pista de skate
Nas redes sociais, a ação caiu como uma bomba e já provocou mudanças. Diversos perfis postaram fotos marcando e questionando a Prefeitura de Curitiba, que teve de se posicionar e anunciou melhorias na pista de skate do local. “É isso que buscamos: pressão popular para que os serviços públicos sejam cada vez melhores, com tarifas acessíveis, servidores qualificados e sistemas de gestão e compliance aperfeiçoados”, explica Deonísio Schmidt.
